A Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve (APEXA) apresentou, no dia 11 de Agosto, nas suas instalações renovadas, o projeto “Agitar”, um programa de formação dirigido a pessoas com necessidades especiais.
O objetivo é a integração na vida social e profissional. Os presidentes da Câmara Municipal Carlos Silva e Sousa, e da Assembleia Municipal de Albufeira Paulo Freitas marcaram presença na apresentação do projeto, que nasceu da «necessidade de inclusão no mercado de trabalho de pessoas portadoras de deficiência ou de algum tipo de limitação, aumentando a taxa de empregabilidade».
Numa primeira fase, o projeto “Agitar” vai dar formação a pessoas com necessidades especiais de modo a que estas possam ser formadoras de crianças, jovens e adultos em escolas, empresas e outras entidades. Concluída a formação, os formandos poderão integrar a Bolsa de Formadores, que continuará a reunir-se semanalmente para produção e divulgação de conteúdos.
Para o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, a APEXA é «uma parceira na área social muito importante pelo trabalho que desenvolve na região e no concelho». O autarca desejou ainda «o maior sucesso para este projeto, que está direcionado num sentido tão bonito que é o da igualdade, da inclusão e da não discriminação».
O Município de Albufeira tem em vigor um Protocolo de Colaboração com a APEXA, que prevê a cedência, desde 2003, das atuais instalações da associação, situadas no edifício da antiga Escola do Ensino Básico de Valverde, na Guia, bem como a cedência de dois gabinetes na Quinta da Bella Vista, onde a APEXA desenvolve o projeto “Pescadores de Sonhos E5G (Escolhas 5a geração)”.
A autarquia presta «ainda apoio ao nível dos transportes escolares dos alunos portadores de deficiência, com necessidades educativas especiais, residentes no concelho».
Durante a apresentação do projeto foram também inauguradas as infraestruturas renovadas da APEXA, que vão acolher o projeto “Agitar”.
As novas instalações incluem uma sala de formação equipada com seis computadores para os formandos, uma zona de estudo, uma sala polivalente, um gabinete pedagógico para consultas e um estúdio para a produção e divulgação de conteúdos multimédia.
A requalificação das instalações resultou da iniciativa de responsabilidade social “Promoção do Bem”, criada pelo Lidl Portugal, que teve como objetivo «sensibilizar para a importância de escolhas responsáveis e para a necessidade de ajudar o próximo».
Durante quatro semanas foram identificados alguns produtos onde 50% do valor de venda reverteu a favor de cinco instituições, uma das quais a APEXA, que utilizou o montante angariado para renovar o espaço. A campanha do Lidl prevê ainda a doação de bens alimentares e não alimentares à APEXA ao longo do ano.