Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Fundo Social da Diocese do Algarve está praticamente esgotado e conta apenas com 1925 euros para fazer face aos muitos pedidos de ajuda que lhe chegam todos os dias devido a situações de carência grave. Esta situação pode colocar em causa o apoio a dar até final do ano, começando já este mês.

O alerta foi dado ao jornal «Folha de Domingo» pelo elemento da equipa de gestão do Fundo Diocesano Social Carlos Oliveira. «Ainda não demos qualquer apoio este mês. Vamos reunir-nos na semana que vem, de modo a tentar perceber como podemos dar a volta à situação», disse, entretanto, ao Sul Informação, o também presidente da Caritas Diocesana do Algarve

Para já, não se vislumbram grandes soluções, a menos que haja donativos de privados. «Sem solidariedade, há muito pouco que possamos fazer. Nós temos meios limitados. Fazemos um único peditório por ano, que em 2011 resultou em pouco mais de 3 mil euros. E, mesmo assim, já distribuímos mais de 48 mil euros em ajudas», ilustrou Carlos Oliveira.

Os gestores do Fundo Social da Diocese do Algarve contaram em 2011 com uma verba de 49 mil euros, proveniente da renúncia quaresmal dos cristãos algarvios, da contribuição de um mês de ordenado dos sacerdotes do Algarve e de donativos particulares.

Mas já distribuiu «48 mil e 104 euros por 68 dos 77 casos que, até ao momento, apareceram a pedir ajuda», revelou o «Folha de Domingo». «É preciso que as pessoas se interessem e comecem a fazer donativos», defendeu Carlos Oliveira.

Em causa, explicou Carlos Oliveira, estão rendas de casa de famílias de todo o Algarve que não têm meios de as pagar e estão em risco de ser despejadas. O desemprego, em alguns casos de mais do que um elemento do agregado familiar em idade ativa, é a principal causa destes problemas.

Sem mais dinheiro, a Diocese do Algarve vai deixar de poder dar resposta aos pedidos de ajuda. «Se numa situação de pré-crise as coisas já estão más, com a crise profunda que se avizinha não sabemos como vamos dar resposta. Pode não ser nossa obrigação, mas é a nossa missão», considerou.

Carlos Oliveira apelou ao espírito solidário dos algarvios que não estejam a sentir a crise de forma tão profunda. Os donativos para o Fundo Diocesano Social podem ser feitos através do NIB 001800000617213600178.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Banco Alimentar vai tentar angariar em dois dias alimentos para seis meses

O Banco Alimentar contra a Fome vai realizar este fim-de-semana mais uma campanha de

Sul Informação

Francisco Amaral: Efeito da crise é «muito pior do que nós pensamos»

«Tenho andado a receber as pessoas todas, para as conhecer e tenho vindo a

Sul Informação

Universidade de Verão da In Loco analisa a crise e estimula a cidadania

«Compreender a Crise, Reforçar a Cidadania» é o tema de nova edição da Universidade