Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Inauguração da Estrutura Residencial de Idosos Lar Ribeira da Tôr - C.M.Loule - Mira (1)A nova Estrutura Residencial para Idosos «Lar Ribeira da Tôr», no interior do concelho de Loulé foi oficialmente inaugurada na passada quinta-feira.

Com a entrada em funcionamento deste equipamento, e depois de um investimento global que ascendeu aos 4,5 milhões de euros, a Câmara de Loulé concluiu o seu mais recente ciclo de aposta em novas construções sociais.

O novo Lar de Idosos da Tôr tem uma capacidade para acolher 71 utentes, distribuídos por 12 quartos simples, 19 duplos e 7 triplos. A abertura desta infraestrutura também vai proporcionar apoio domiciliário a mais 40 utentes, «assegurando a permanência dos idosos na sua residência, com o devido apoio técnico e institucional», segundo a Câmara de Loulé.

Além de dar uma maior resposta, ao nível social, o equipamento também irá contribuir para a economia local, já que vai criar 35 novos postos de trabalho, «numa freguesia marcada pela desertificação e envelhecimento da população».

Para colocar de pé o novo Lar, foram investidos cerca de 2,3 milhões de euros. Perto de 1,5 milhões de euros foram garantidos pela Segurança Social e fundos comunitários, ao abrigo do POPH – Programa Operacional do Potencial Humano. A Câmara de Loulé entrou com 606 mil euros, a antiga Junta de Freguesia da Tôr contribuiu com 46 mil euros e Associação Social e Cultural da Tôr com 185 mil euros).

Inauguração da Estrutura Residencial de Idosos Lar Ribeira da Tôr - C.M.Loule - Mira (4)«Este será um equipamento social de excelência para a prestação de apoio social, de cuidados de saúde e para o desenvolvimento de atividades adequadas à promoção da qualidade de vida dos idosos, preservando e fortalecendo os laços familiares. Aqui os idosos têm a oportunidade de residir num local privilegiado, junto da natureza. Daremos primazia ao trabalho de qualidade que desenvolvemos junto de cada um deles, tranquilizando os familiares e garantindo que aqui serão tão bem tratados como em suas casas», segundo Jorge Renda, presidente da Associação Social e Cultural da Tôr, que vai gerir o espaço.

«Com esta estrutura residencial fecha-se um ciclo que procurou colmatar as carências ao nível dos equipamentos sociais, seja na criação de Lares de Idosos, de Centros de Dia e de Centros de Acolhimento, seja de outras medidas de apoio temporário ou permanente às IPSS sedeadas no município», salientou, na cerimónia de inauguração, o presidente da Câmara de Loulé Vítor Aleixo.

Além do investimento de 4,5 milhões feito em «numerosos equipamentos sociais construídos no território louletano, praticamente em todas as freguesias», o edil salientou os resultados do programa «Loulé Solidário».

«Este programa tem constituído uma singularidade da nossa ação política que bem evidencia o quão problemáticas são as desigualdades sociais no nosso Concelho e o quanto precisamos de pôr em marcha uma política pública de solidariedade ativa, como de há muito não havia memória», frisou Vítor Aleixo.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

“Cartão de Amigo” do Cine-Teatro Louletano já tem 500 aderentes

O “Cartão de Amigo” do Cine-Teatro Louletano atingiu a marca dos 500 aderentes «de

Sul Informação

Festa da Fornalha leva animação a um monte onde moram três pessoas

A Festa da Fornalha realiza-se já este sábado, 8 de Julho, a partir das

Sul Informação

Almargem exige «relatório independente que indique causas do incêndio no Aterro»

A «elaboração urgente de um relatório independente (e não da Algar) que indique as