Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

CavalaDois showcookings, atividades lúdicas para crianças sobre o mar, ateliês de plasticinas, de pinturas e o fotofish, bem como a participação em colóquios, são as diversas atividades promovidas pela Docapesca – Portos e Lotas SA, durante os 10 dias da FATACIL, em Lagoa.

A empresa volta assim a associar-se à FATASUL, ao Município de Lagoa e à DRAP Algarve para a promoção do peixe da costa portuguesa enquanto património cultural gastronómico de Portugal, numa das principais mostras de produtos nacionais de excelência – a Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa (FATACIL).

Os dois showcookings da cavala e do polvo estão marcados para os dias 15 (20h00) e 21 de Agosto (19h00). A Docapesca irá contar com a colaboração das Escolas de Hotelaria e Turismo de Faro e de Portimão.

O objetivo é promover a cavala, uma espécie pouco valorizada comercialmente, abundante na costa portuguesa, rica do ponto de vista nutricional e acessível, e o polvo, uma das espécies mais importantes para a pesca artesanal e para as comunidades piscatórias do Continente português.

A Docapesca irá também dinamizar, na FATACIL’14, diversas atividades lúdicas relacionadas com o mar, tais como o Jogo da Pesca Sustentável, sensibilizando para uma das mais importantes medidas de gestão dos recursos da pesca – o tamanho mínimo de captura – e o contributo de um consumo responsável para a sustentabilidade da biodiversidade marinha.

Polvo do AlgarveAlém desse ateliê, serão também dinamizados os ateliês de Plasticinas, de Pinturas e o FotoFish, todos eles dirigidos a crianças e jovens.

A convite da organização, a Docapesca participará ainda no colóquio “Potencialidades do Mar do Algarve”, que se realizará no dia 21, às 15h00, bem como no debate “Mar – O investimento nas Pescas e a Qualidade do Pescado”, que se realizará no mesmo dia, às 22h00.

No objetivo estratégico da Docapesca, de Valorização do Pescado Português, têm vindo a ser desenvolvidas, desde 2012, inúmeras campanhas de promoção e informação ao consumidor, sob a forma de aulas de culinária, degustações e showcookings.

Estas ações foram distinguidas, em 2013, com uma Menção Honrosa dos Green Project Awards e dos European Business Awards for the Environment e integram-se no Projeto CCL – Comprovativo de Compra em Lota -, cuja etiqueta, com as cores da Bandeira Nacional, permite ao consumidor final identificar o pescado nacional, a rastreabilidade até à lota onde o pescado foi transacionado e a artes de pesca utilizada. É um selo de informação e confiança e é garantia do cumprimento das normas de higiene e segurança alimentar.

sulinformacao

Também poderá gostar

banho de mar ferragudo (4)

310 pessoas foram “ao banho” em Ferragudo

310 pessoas, um «número recorde», participaram, esta segunda-feira, 1 de Janeiro, no XII Banho

Sul Informação

Segurança nos portos de Portimão, Lagos e Sagres e necessidades dos ilhéus motivam obras

Intervenções «a pensar na segurança» nos Portos de Pesca de Portimão, Lagos e Sagres

Sul Informação

Alunos de música de todo o país aperfeiçoaram a sua arte em Lagoa

Alunos e professores de escolas de música de todo o país juntaram-se em Lagoa