Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Visitas guiadas a sítios arqueológicos e igrejas, apresentação pública de achados arqueológicos, uma exposição de fotografia, cante alentejano, música celta e a apresentação do “Guia de Almodôvar – Território da Antiga Escrita do Sudoeste” são as iniciativas que compõem o programa das Jornadas Europeias da Cultura, em Almodôvar.

A abrir o programa preparado para assinalar a edição de 2011 das Jornadas Europeias do Património, a Câmara Municipal de Almodôvar inaugurou esta quinta-feira, dia 22, a exposição de fotografia “Longevo Fiir”, de Júlio Roriz, na Galeria de Exposições da Praça.

Esta sexta-feira, dia 23 de setembro, às 21h00, terá lugar na Biblioteca Municipal a apresentação pública do recentemente editado “Guia de Almodôvar – Território da Antiga Escrita do Sudoeste”, obra editada pela Câmara Municipal e produzida pela Naturterra.

Amanhã, sábado, a abrir o terceiro dia dedicado às Jornadas Europeias do Património, a Câmara organiza um passeio pedestre que pretende dar a conhecer um pouco da riqueza natural e patrimonial do concelho.

Intitulado “Do Mira às Mesas do Castelinho”, o passeio que terá início na Junta de Freguesia de Santa Clara-a-Nova, pelas 9h00 do dia 24 de setembro, é um dos percursos sugeridos no “Guia de Almodôvar – Território da Antiga Escrita do Sudoeste”. Informações adicionais ou inscrições no Posto de Turismo ou no Museu da Escrita de Sudoeste de Almodôvar.

Ainda no sábado terá lugar, às 18h30, a apresentação pública dos resultados das campanhas de 2010 e 2011 na Necrópole da Abóbada, local onde foi descoberta, em 1972, a que foi posteriormente designada por “Estela do Guerreiro”, monumento epigráfico adoptado como ícone do Museu da Escrita do Sudoeste de Almodôvar (MESA).

As escavações conduzidas nos últimos anos pelos arqueólogos Samuel Melro e Pedro Barros com o apoio da Câmara Municipal de Almodôvar permitiram não só localizar o local exato de proveniência da “Estela do Guerreiro”, como levaram também à descoberta de outros monumentos funerários e à recolha de uma ponta de laça que, depois de restaurada, será agora apresentada publicamente e constará, de agora em diante na exposição “A Vida e a Morte na Idade do Ferro”, patente no MESA.

Também no Sábado, às 21h00, no MESA, será apresentado outro importante achado arqueológico, cuja réplica integrará também a coleção do Museu da Escrita do Sudoeste de Almodôvar, momento que contará com a colaboração de Amílcar Guerra, estudioso deste sistema de escrita.

A estela de que agora se dá amplo conhecimento foi encontrada no Monte Gordo, freguesia de Rosário, concelho de Almodôvar, e apresenta um bom estado de conservação.

O texto nele gravado lê-se quase integralmente, o que vem dar um contributo relevante para o desenvolvimento da investigação, aumentando, ao mesmo tempo, o rico património epigráfico que o concelho de Almodôvar tem proporcionado e ao qual a autarquia resolveu consagrar um original museu monográfico.

A fechar o leque de atividades programadas para sábado, terá lugar no MESA, a partir das 21h00, um emocionante concerto de música celta, a cargo do grupo “Assembly Point”.

Almodôvar prepara-se assim para receber três excecionais instrumentistas que se encontraram no ponto comum às suas paixões, a música folk acústica, criando novos temas instrumentais a partir das ricas tradições dos seus países de origem: Anxo Lourenzo, Eoghan Neff e Luís Peixoto.

O último ponto da agenda que assinala as Jornadas Europeias do Património conduzirá a uma visita guiada às “Igrejas Brancas da Planície”, três importantes monumentos que partilham entre si um conjunto de características que as distinguem das demais, sendo o principal o facto de todas terem no seu interior belíssimas pinturas murais.

A par da mostra do património histórico, este será também um momento de divulgação do património cultural do Concelho de Almodôvar, dando-se a conhecer, em cada uma das Igrejas, o Cante Alentejano.

O ponto de encontro para a partida “À Descoberta das Igrejas Brancas da Planície” está marcado para as 14h00, junto ao Mercado Municipal de Almodôvar (informações adicionais ou inscrições no Posto de Turismo ou no Museu da Escrita de Sudoeste de Almodôvar).

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia, sendo coordenada em Portugal pelo Igespar, que para este ano definiu como tema “Património e Paisagem Urbana”, pretendendo assim sensibilizar os cidadãos para a necessidade de proteger e valorizar as características da paisagem nas cidades, vilas e aglomerados urbanos.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Bebés e estudantes de Almodôvar ganham apoios suplementares

As alterações ao Regulamento de Incentivo à Natalidade e Apoio à Família do Município

Sul Informação

Ermida de Nossa Senhora da Assunção foi alvo de arrombamento e furto

O sexto assalto à ermida de Nossa Senhora da Assunção, a 3 quilómetros da

Sul Informação

Universidade do Algarve vai desvendar História, Arqueologia e Património de Vouzela

História, Arqueologia, Património Edificado e Património Cultural são os domínios em que vai incidir