O arqueólogo Nuno Bicho, responsável pelas intervenções arqueológicas na Jazida Paleolítica de Vale de Boi desde 2000, vai dar duas palestras no concelho de Vila do Bispo, onde se situa a jazida.
Assim, sob o tema genérico «Viver e Comer na Pré História em Vale de Boi», Nuno Bicho vai estar no dia 1 de agosto, às 17h00, no Centro Interpretativo de Vila do Bispo, e a 2 de agosto, às 15h00, na Fortaleza de Sagres.
O resultado do estudo dos restos orgânicos bem conservados e de artefactos exumados das escavações permitem hoje conhecer a dieta alimentar, as atividades diárias, os utensílios relacionados com a caça, o marisqueio, o vestuário, a arte, produzidos pelas comunidades paleolíticas de Vale Boi, um dos mais importantes testemunhos das comunidades humanas que habitaram o Algarve desde há mais de 30.000 anos.
O Dia Aberto do Sítio Arqueológico de Vila do Bispo, que decorreu a 27 de julho, mas integra agora estas duas palestras, é uma iniciativa conjunta do Núcleo de Arqueologia e Paleoecologia da Universidade do Algarve e da Câmara Municipal de Vila do Bispo com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve.