Os «enamorados da fotografia» vão ser convidados a captar a essência das artes tradicionais do Algarve no Desafio Fotográfico «Algarve Genuíno, Artes e Ofícios», que a Câmara de São Brás de Alportel promove em Fevereiro.
Este concurso «pretende descobrir novos olhares e registos de fotógrafos amadores ou profissionais sobre as artes e ofícios da região algarvia», segundo a Câmara de São Brás.
Por outro lado, visa «estimular a observação, o interesse e a curiosidade dos participantes pelo património imaterial das terras do sul de Portugal, permitindo pôr a descoberto alguns dos mais antigos e valiosos valores do Algarve, tantas vezes desconhecidos, aproximando os fotógrafos, amadores ou profissionais, do património da sua Terra».
A fase de candidaturas ao desafio decorre de 1 a 29 de Fevereiro. Cada participante pode apresentar o máximo de três fotografias em formato digital, a preto e branco ou a cores.
«A relação com o tema das Artes e Ofícios, a qualidade técnica, a criatividade e a originalidade são os quatro critérios em avaliação pelo júri do concurso, composto por cinco elementos», segundo a autarquia.
Os vencedores serão conhecidos no dia 31 de março e a entrega dos prémios realizar-se-á no dia 8 de abril no Centro de Artes e Ofícios, sendo inaugurada, na mesma altura, a exposição “Algarve Genuíno, Artes e Ofícios”, com uma mostra dos melhores trabalhos a concurso.
Para mais informações os interessados deverão contactar o Gabinete de Eventos e Gestão Cultural, através dos contactos: 289 840 000 / cultura@cm-sbras.pt. O regulamento do concurso está disponível no site da Câmara de São Brás de Alportel.