Uma moção que pede que sejam transferidas mais verbas da Câmara para as Juntas de Freguesia de Faro foi aprovada por unanimidade na última Assembleia Municipal de Faro. O dinheiro extra servirá para «pavimentações de caminhos, calçadas e outras pequenas obras», segundo a Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, cujo presidente Sérgio Martins foi o autor da proposta.
O autarca comunista justificou o seu pedido com o facto de a Câmara de Faro ter «muito mais dinheiro que o previsto para 2017», nomeadamente «880 mil euros a mais provenientes do Orçamento de Estado e de juros de mora de pagamento do IMI».
Segundo o que está previsto na proposta, o executivo camarário liderado pelo social-democrata Rogério Bacalhau deverá agora «encetar negociações com a Juntas de Freguesia do Concelho de Faro, proceder a uma revisão orçamental relativa às verbas anteriormente referidas e celebrar contratos interadministrativos com as Juntas de Freguesia para a descentralização competências e transferência de verbas para pavimentação de caminhos, arranjos e implementação de calçadas e outras pequenas obras de reparação em espaços públicos, de modo a dar resposta a tantos pequenos problemas que afectam os munícipes de Faro».
O executivo da Junta de Santa Bárbara espera agora que «a Câmara cumpra e seja rápida na condução do processo e transferência das verbas», dando cumprimento a uma moção que foi aprovada por todos os deputados municipais.