Cerca de três dezenas de atores de São Brás de Alportel sobem ao palco nos próximos dias 10 e 11 para dar vida ao espetáculo VALE, um espetáculo de dança contemporânea composto por oito bailarinos, seis músicos e atores são-brasenses, que pisam pela 1ª vez o palco.
Promovido pelo Projeto Movimenta-te– Trajetórias de Programação Cultural em Rede, constituído pelos município de São Brás de Alportel, Faro, Loulé, Olhão e Tavira, este projeto visa o envolvimento dos agentes culturais e da população nos processos criativos.
Este processo de criação artística trouxe a São Brás de Alportel a peça de teatro “Um beijo…mais um beijo…outro beijo…”, o novo circo “Les Etoiles” e prossegue agora com um espetáculo único “VALE”, protagonizado pelo público são-brasense.
Nos próximos dias 10 e 11, sábado, pelas 21h30 e domingo pelas 16h00, o Cine-Teatro São Brás descortina o resultado de vários dias de ensaios por parte da produção e dos cerca de 30 participantes são-brasenses selecionados.
Este desafio lançado à população em geral integra participantes dos 6 aos 65 anos de idade e convida a viver na 1º pessoa a experiência de passar de espetador a ator, a conhecer os bastidores, a pisar o palco e a fazer parte do espetáculo.
Segundo a organização, neste espetáculo os “Movimentos do código da dança encontram-se com gestos e ações de um quotidiano que vem da terra. O coro de movimento, que é trabalhado nesta peça por pessoas sem experiência performativa, interpela os bailarinos e evoca o que de universal e extraordinário existe na comunicação não-verbal: o valor sensual, telúrico e afetivo dos corpos que, ao escrever no espaço e em conjunto movimentos de uma simplicidade desconcertante, se abrem a uma possível e profunda leitura sobre a condição humana e a condição dos tempos que vivemos.”
O Vale é uma produção de Madalena Victorino, com Música de Carlos Bica e tem uma duração de 75 minutos. Os ingressos para o espetáculo encontram-se disponíveis na Galeria Municipal de São Brás de Alportel, ou no próprio dia do espetáculo, na bilheteira do Cine-Teatro, no dia 10, a partir das 20h30 e no dia 11, a partir das 15h00.