Revitalizar o processo de destilação do medronho no concelho de Alcoutim foi o motivo que levou o presidente da Câmara alcouteneja a promover, no dia 15, um encontro entre associados da Apagarbe (Associação dos Produtores de Aguardente de Medronho do Barlavento Algarvio) e membros da CoopDuro (Cooperativa Agrícola de Rega do Pão Duro), em Monchique.
Durante o encontro, os cooperantes da CoopDuro tiveram oportunidade de visitar três destilarias de produtores de aguardente de medronho e melosa, bem como a Loja do Mel e do Medronho, local onde os associados da Apagarbe comercializam os seus produtos.
Segundo o autarca Osvaldo Gonçalves, que acompanhou a visita, o encontro revestiu-se de «especial importância, já que possibilitou a partilha de conhecimentos, dificuldades e obstáculos comuns aos membros das duas entidades, assim como aferir possíveis soluções para essas mesmas contrariedades, de modo a otimizar as várias vertentes inerentes ao processo de destilação e comercialização do medronho».
«Estou convicto que, num futuro bem próximo, será possível operacionalizar todo o conhecimento adquirido ao longo deste encontro», disse o presidente da Câmara de Alcoutim.