Francisco Amaral, presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, quer realizar um debate público sobre as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires, para «auscultar a opinião dos castromarinenses, num balanço entre o passado, o presente e o futuro destas comemorações, respeitando a tradição, a história e o prestigio destas comemorações».
O autarca pretende «introduzir novos conteúdos nesta programação cultural, que é uma das mais relevantes para o concelho, e, simultaneamente, rentabilizar o evento no campo da dinamização da economia local».
As festas decorreram, mais uma vez, no no fim de semana de de 14 a 16 de agosto, tendo atraído milhares de pessoas para assistir aos vários eventos das festividades em honra de Nossa Senhora dos Mártires, padroeira daquela paróquia.
A festa arrancou com uma noite dedicada à dança, primeiro o folclore, com a presença de alguns grupos do FolkFaro, e depois com o grupo “Arutla”, da escola de dança de Altura.
As manifestações religiosas, no dia 15 de agosto, foram o ponto marcante das comemorações. Os sinos da torre da Igreja matriz ditaram, pelas 20h00, o início da procissão em Honra de Nossa Senhora dos Mártires. Milhares de devotos homenagearam a padroeira de Castro Marim em procissão pelas ruas da vila.
No mesmo dia, esteve em palco a fadista Cuca Roseta, que fez vibrar Castro Marim com grandes e novos êxitos do fado.
No espaço das Festas, decorreu também uma mostra de saberes tradicionais, com artesãos a
trabalhar ao vivo, e uma exposição de etnografia, com memórias da história e cultura portuguesa.
A encerrar estas Festas, no domingo, a Gala Internacional do Acordeão. Em palco, estiveram reputados acordeonistas nacionais e estrangeiros, como o acordeonista francês Michel ou o Trio de São Petersburgo, e a Escola de Acordeão de Castro Marim, com uma apresentação da excelência do trabalho que os seus alunos desenvolvem.
As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires têm a organização da Câmara Municipal de Castro Marim, da Paróquia de São Tiago e o apoio das Associações Locais.