Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Costa Vicentina

Os presidentes das Câmaras Municipais de Aljezur e Vila do Bispo (Algarve) e de Odemira (Alentejo) anunciaram que vão requerer judicialmente a «declaração de ilegalidade» do Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Nm comunicado conjunto, subscrito pelos autarcas José Amarelinho (Aljezur), Adelino Soares (Vila do Bispo) e José Guerreiro (Odemira) adiantam que o pedido de «declaração da ilegalidade do plano» dará entrada no dia 19 de setembro, no Supremo Tribunal Administrativo de Lisboa.

Os autarcas alegam que o Plano,  aprovado pelo Conselho de Ministros no dia 4 de fevereiro, «contém erros que violam os planos de ordenamento regional do Algarve e do Alentejo, afetando direitos de propriedade e atinge fortemente as economias sociais locais, identificando errada e grotescamente a ocupação dos solos». 

Os três autarcas consideram que «não resta outra alternativa, senão o recurso à via judicial para travar o plano do parque natural», depois da reunião que decorreu na passada segunda-feira com a ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, e os secretários de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural e do Ambiente e Ordenamento do Território.

«Não obstante a forma interessada com que fomos ouvidos, pudemos perceber que a tutela não está, no momento, predisposta a reabrir este processo e a corrigir as grandes questões estruturais deste plano», destacam os presidentes de Câmara, acrescentando que a ministra «apenas se disponibilizou para acertos e retificações de pormenor».

«Este plano esquece e desincentiva as atividades tradicionais e protagoniza o abandono do território», lê-se ainda no comunicado.

Os autarcas dos municípios abrangidos pelo Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina têm-se manifestado desde o início contra o Plano de Ordenamento, aprovado em fevereiro pelo Governo liderado por José Sócrates.

Texto e foto de: Elisabete Rodrigues

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Autoridade Marítima põe mais “olhos” na costa algarvia para aumentar segurança

Não foi preciso equipamento especial nem de última geração, nem sequer um investimento avultado,

Sul Informação

Presidente da Câmara de Aljezur considera «lamentável» decisão de não revogar Portaria do defeso do sargo

O presidente da Câmara de Aljezur considerou hoje ser «lamentável» que o «esboço da

Sul Informação

Moinho de Odeceixe vai sofrer obras de conservação e reparação

O moinho de Odeceixe (Aljezur) vai sofrer obras de conservação e reparação, que incluem