A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António entregou, esta segunda-feira, aos pescadores da Manta Rota, um novo trator. A medida destina-se a revitalizar a atividade pesqueira na freguesia de Vila Nova de Cacela, particularmente na praia da Lota.
O equipamento foi adquirido na sequência de uma candidatura ao Programa Operacional de Pescas do Continente (Promar), no âmbito do regime de apoio aos Portos de Pesca, Locais de Desembarque e Abrigo, e envolve ainda a aquisição de uma casa de apoio em madeira, uma máquina de gelo e uma câmara frigorífica.
A entrega do trator e a respetiva assinatura do protocolo de cedência decorreu no areal da praia da Lota e contou com a presença do presidente da autarquia vila-realense Luís Gomes, e de alguns membros da comunidade piscatória local.
O valor total do investimento ascende aos 64.822,09 euros (valor elegível sem IVA de 52.700,89 euros). A comparticipação ao programa operacional Promar é de 75%, sendo a comparticipação do município de 13.175,22 euros.
A cedência dos equipamentos tem em consideração a importância que a atividade da pesca representa para o concelho de Vila Real de Santo António, bem como a reconhecida escassez de recursos financeiros dos pescadores para investirem em materiais.
«Porque sabemos que a pesca é o sustento de muitas famílias do nosso concelho, acreditamos que estes novos equipamentos irão ajudar à revitalização da pesca local e contribuir para a melhoria das condições de vida daquela comunidade», afirma o presidente da Câmara Luís Gomes.