Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António lançou publicamente, esta quinta-feira, na presença do secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Marco António Costa, o Banco de Resgate de VRSA, uma estrutura inovadora para ajudar as famílias a ultrapassar situações de insolvência ou sobre-endividamento originadas pela crise económico-financeira.

A medida põe em prática as recomendações avançadas na II sessão do Fórum «Refundar a República» – uma estrutura de cidadania fundada em VRSA, no dia 25 de Abril de 2013 – e responde ao repto lançado pelo presidente da autarquia de VRSA, Luís Gomes, a João Gil Pedreira, orador convidado e autor do livro «Resgate das Famílias e Empresas do Sobre-endividamento Crónico».

Para Luís Gomes, «mais do que atribuir apoios diretos, este banco de resgate pretende ativar uma plataforma de proximidade e representa um projeto inovador que inicia um novo paradigma na forma de olhar a política e as pessoas».

Para o secretário de Estado Marco António Costa, «esta nova estrutura de apoio consolida a imagem de Vila Real de Santo António como capital da inovação social, onde é possível desenvolver soluções integradas e eficazes entre o Estado e a administração local».

Para garantir uma resposta integrada, o futuro Banco de Resgate será articulado com as valências sociais já em vigor na autarquia de VRSA e de que são exemplo a Agência de Combate à Crise (Agarra) – criada em 2008 para minorar as consequências da crise económica na vida dos munícipes -, a prestação de apoio alimentar, o apoio ao arrendamento habitacional ou adesão às medidas de apoio ao emprego, como é o caso dos Contratos Emprego Inserção (CEI).

Também esta quinta-feira, a autarquia de Vila Real de Santo António, em articulação com o Centro de Emprego de VRSA, apresentou publicamente o Gabinete de Apoio ao Emprego, Empreendedorismo e à Economia (Arranca).

Inovadora na sua vertente de proximidade, a estrutura apoia a integração ou reintegração de pessoas em situação de desemprego ou à procura do primeiro emprego e acompanha os munícipes que pretendam apostar no seu próprio negócio.

Em funcionamento desde o início do ano, o Arranca já efetuou mais de 400 atendimentos e, em paralelo com o Centro de Emprego de VRSA, assegurou 134 colocações entre os meses de janeiro e abril de 2013, duplicando os dados homólogos de 2012.

Em termos de ofertas, as duas estruturas já puseram à disposição dos utentes, entre janeiro e abril de 2013, mais de 200 ofertas de emprego, o que representa uma igual duplicação dos valores face ao período homólogo de 2012 (em que o Arranca ainda não se encontrava em funcionamento).

Localizado nos Paços do Concelho, o Arranca oferece serviços de divulgação e encaminhamento para medidas de apoio ao emprego e qualificação e proporciona aconselhamento no âmbito de medidas e programas de apoio ao empreendedorismo.

Com um acompanhamento totalmente personalizado desde o início até ao final do processo de cada utente, desempenha ainda um papel mediador entre o potencial ou efetivo empreendedor e as diversas instituições com as quais terá de estabelecer contacto para dar início à atividade económica da empresa.

sulinformacao

Também poderá gostar

baleia encalhada Monte Gordo

Baleia encalha na Praia de Monte Gordo [com vídeo]

Uma baleia-comum (Balaenoptera physalus) está encalhada na Praia de Monte Gordo, em frente ao

Sul Informação

Autoridade Marítima põe mais “olhos” na costa algarvia para aumentar segurança

Não foi preciso equipamento especial nem de última geração, nem sequer um investimento avultado,

Sul Informação

Licenciamento de hotel junto ao areal da praia de Monte Gordo suspenso pelo tribunal

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé ordenou a suspensão do processo de licenciamento