Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu um Aviso Meteorológico Laranja, válido entre as 18h00 de hoje, 22 de fevereiro, e as 6h00 da manhã de sábado, 23 de fevereiro, para o distrito de Faro, prevenindo para vento com rajadas na ordem dos 90km/h, bem como chuva que poderá ser localmente intensa.

Além do Algarve, estão sob aviso laranja e amarelo outros 16 distritos de Portugal Continental devido à previsão de agitação marítima, precipitação, neve e vento forte.

Assim, os distritos de Beja, Faro, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de forte agitação marítima, com ondas que podem chegar aos sete metros.

Estes distritos estão também sob aviso laranja e amarelo (segundo menos grave de uma escala de quatro), devido à previsão de precipitação e vento forte que nas terras altas pode chegar aos 90 quilómetros hora (km/hora).

Nas terras altas do sul (serras do distrito de Faro e de S. Mamede, no distrito de Portalegre), o vento vai soprar forte, com rajadas que poderão atingir os 90 km/hora, que em algumas zonas atingirão, pontualmente, os 100 km/hora.

No que diz respeito à agitação marítima, na costa ocidental estão previstas ondas do quadrante oeste com variações entre os quatro e os sete metros.

Mas nem a costa sul escapa a esta agitação marítima, já que o IPMA também a colocou sob aviso laranja, em especial na zona Barlavento, onde as ondas de oeste poderão atingir 5 a 6 metros.

 

Recomendações da Proteção Civil:

Neste enquadramento, reiteram-se as recomendações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), no sentido da adoção de comportamentos adequados, em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, nomeadamente a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações.

Assim, as medidas passam por garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas.

Deverá também adotar.se uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.

Também não se deverá atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.

Deverá ainda garantir-se uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas, bem como ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas.

Outrra recomendação é não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos na orla marítima, e ainda estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

sulinformacao

Também poderá gostar

sol e nuvens

Depressão Carmen não afeta Portugal continental, muito menos o Algarve

Depois da Ana e do Bruno, agora é a Carmen. Mas a depressão Carmen

Sul Informação

Primeiros 20 dias de Junho tiveram temperaturas «muito superiores aos valores normais»

Os primeiros 20 dias do mês de Junho têm sido caracterizados por «valores altos

Sul Informação

Algarve sob aviso amarelo devido às altas temperaturas este domingo

O Algarve está sob aviso amarelo devido ao tempo quente para este domingo. O