Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Hábitos de atividade física, padrões alimentares e sedentarismo foram alguns dos vários conceitos abordados no estudo sobre obesidade infantil realizado pela parceria do projeto TAG. O estudo culminou num livro a apresentar já esta sexta-feira na Biblioteca Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António.

No próximo dia 5 de julho, às 17h00, a Associação Odiana, em conjunto com a parceria do projeto TAG, vai levar a cabo a apresentação de um estudo realizado no território do Baixo Guadiana sobre um dos maiores flagelos atuais, a obesidade.

O título é longo, mas completo: «Atividade Física, Obesidade, alimentação e imagem corporal na população de 6 a 10 anos no território do Baixo Guadiana».

A apresentação vai ser feita na Biblioteca de Vila Real de Santo António e retrata um estudo que reflete a necessidade de uma estratégia concertada para a prevenção, bem como enraizar hábitos saudáveis na vida dos jovens do território.

O estudo pretendeu descrever e relacionar os hábitos de atividade física, os padrões alimentares, o sedentarismo, índice de massa corporal e a satisfação com a imagem corporal nos municípios circunvizinhos do Guadiana em Portugal e Espanha, comparando ambas as populações.

Com uma amostra correspondente a 2261 estudantes do ensino básico, entre os 6 e os 10 anos, entre os resultados mais relevantes concluiu-se que o nível de atividade física se encontra abaixo das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O estudo encerra ainda uma lista de recomendações para contrariar este fenómeno.

Este estudo/publicação contou com o pleno apoio da Associação Odiana e do Projeto Escola Ativa (Gabinete do Desporto Escolar), das Direções de Serviços do Algarve e Alentejo.

Entre os autores do estudo constam o professor Carlos Afonso, Chefe de Divisão de Desporto e Saúde da Câmara Municipal de VRSA, o professor Hélder Silva do Agrupamento de Escolas de Castro Marim e Coordenador do Projeto Escola Ativa (Sotavento); e Eduardo Ozcorta, Pedro Buñuel, Ángela Robles e Immaculada Quiñones do Departamento de Educação Física da Universidade de Huelva.

Esta iniciativa é da organização da parceria e projeto TAG – Turismo Ativo no Guadiana, uma iniciativa de cooperação entre o Algarve, Alentejo e Andaluzia, financiado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha, 2007-2013.

Para outras informações consulte o site da Odiana www.odiana.pt , contacte através do 281 531 171, odiana.comunicacao@gmail.com ou ainda no facebook onde pode visionar o álbum fotográfico resultante da manutenção.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

ACRAL diz que o SNS no Algarve está a piorar e só melhora com Hospital Central

Para a ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve, «o

Sul Informação

Concurso em Julho pode resolver falta de médicos de família em Monchique e Portimão

O Governo vai lançar concursos para a contratação de médicos de medicina geral e

Sul Informação

Algarve já rastreia cancro do cólon e do reto e inova na mamografia

Esta terça-feira foi um «dia histórico para o Algarve», com a apresentação do Programa