Uma baleia de barbas, que deu à costa da Ilha da Armona no dia 11 de Agosto, foi removida esta noite do areal pela Capitania do Porto de Olhão. O animal, que estava em avançado estado de decomposição, pesava 3 toneladas e meia e tinha mais de 7 metros de comprimento, o que complicou a operação, considerada pela Autoridade Martima como «complexa».
A remoção da baleia foi coordenada pelo Capitão do Porto de Olhão e obrigou à utilização de quatro embarcações, sendo uma da Polícia Marítima, uma do Instituto de Socorros a Náufragos e duas embarcações civis, uma grua da DocaPesca e um camião da AmbiOlhão.
A baleia foi rebocada da praia da Armona Mar, entre bancos de areia e com Sueste, até ao porto de Olhão, onde foi recolhida por uma grua. Segundo a Autoridade Marítima, «o percurso com cerca de 6 quilómetros demorou duas horas a realizar».
A Autoridade Marítima diz que «a realização desta ação evitou que a praia da Armona ficasse interdita a banhos por motivos de saúde pública, o que seria muito prejudicial para os utentes daquela ilha, principalmente num fim-de-semana alargado em Agosto».