A Banda Filarmónica de Odemira vai comemorar este sábado, dia 15 de dezembro, o seu 23º aniversário, numa tarde de festa e música, recebendo como convidada a Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Aljezur.
A partir das 15.00 horas haverá uma arruada das duas bandas pelas principais ruas da vila de Odemira e às 16.00 horas terá início um espetáculo no Cineteatro Camacho Costa.
Pedro Rego é o Maestro da Banda Filarmónica de Odemira, desde março de 2012. Nasceu em Canelas, Estarreja, iniciando os seus estudos musicais aos 12 anos de idade, na Banda Bingre Canelense.
Estudou Saxofone no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian. Realizou vários Masterclasses, frequentou o Hot Club de Portugal e vários Workshops de Jazz. Em 1996 venceu o Prémio Fórum Musical – RTP da Classe de Saxofone. Enquanto Saxofonista, integra atualmente o Setsax Quarteto, a Big Gang de Mafra, colabora com DJs na realização de eventos e leciona Saxofone no Conservatório Regional de Setúbal.
Na área da Direção Musical realizou Cursos de Direção e dirigiu a Banda de Música da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros” (2006/2010) e a Banda da SFU Arrentelense (2010/2011).
A Banda Filarmónica de Odemira, bem como a sua Escola de Música, foram fundadas em 15 de Dezembro de 1989. A Banda Filarmónica de Odemira é constituída atualmente por cerca de 25 músicos, com idades entre os 9 e os 30 anos.
A Banda tem conseguido renovar o seu património instrumental através do Programa de Reequipamento Instrumental das Filarmónicas Alentejanas, do Ministério da Cultura (Delegação Regional da Cultura do Alentejo).
O Município de Odemira aprovou recentemente um apoio no valor de 10 mil euros para a compra de instrumentos.