Um banhista francês com náuseas e quebras de tensão, que estava numa praia de Lagos com difícil acesso por terra, a do Canavial, teve de ser retirado por mar, na quinta-feira, dia 8, pelo salva-vidas de Ferragudo, auxiliado por uma moto de água da Polícia Marítima (PM).
O alerta foi recebido pelas 19h00 no piquete da PM, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC-Lisboa), tendo sido enviados de imediato para o local dois agentes da PM de Lagos e uma ambulância dos Bombeiros de Lagos.
Só que o acesso à Praia do Canavial faz-se por «um pequeno caminho na falésia», onde «a manobra para uma maca rígida não oferecia condições de segurança».
Por isso, foi decidido fazer a evacuação por mar, para levar o banhista doente, um homem de 35 anos e nacionalidade francesa, até ao Porto de Lagos.
Numa operação coordenada pelo Capitão de Porto de Lagos, em colaboração com o Capitão de Porto de Portimão, foi então chamada a embarcação “SR-43” da Estação de Salva-vidas do ISN de Ferragudo e uma mota de água do Comando-local da Polícia Marítima de Lagos.
A retirada do banhista francês foi feita com sucesso, tendo o homem sido desembarcado no cais do porto de Lagos, onde o aguardava uma ambulância do INEM que o conduziu ao hospital de Portimão.