A banda de Faro «Mundopardo» vai estrear-se hoje, sexta-feira, no Barti Café, situado no espaço cultural Pátio de Letras, em Faro, num concerto que começa às 22 horas.
O quarteto é formado por alunos e ex-alunos da Universidade do Algarve que têm em comum a passagem pela Versus Tuna da Universidade do Algarve.
A jovem formação da capital algarvia também já tem lugar garantido no Festival Med, que Loulé irá acolher de 28 a 30 de junho.
A banda, que nasceu em 2012, «vai apresentar músicas originais, que se caracterizam pela sua diversidade de sonoridades e influências», segundo revelou o Barti Café, numa nota de imprensa.
Biografia
«Desde 2009 que Ricardo Silva, farmacêutico de profissão, dedica os seus tempos livres a escrever histórias em forma de poemas cantados. As suas canções chegaram a ser apresentadas ao vivo, em Faro, em 2011. No entanto nunca apostou num projecto a solo mais a sério.
Em 2012, Ricardo Silva decide então convidar Fábio Silva, João Cardoso e Pedro Rodrigues, músicos e companheiros de tuna de longa data, para integrarem um projecto musical novo e original. A cargo de Fábio Silva ficam a percussão e os arranjos vocais, Pedro Rodrigues é o contrabaixista, João Cardoso assume o papel de multi-instrumentista, podendo tocar violino, guitarra ou bandolim, e Ricardo Silva assume-se como vocalista e guitarrista principal.
Com a reunião deste quarteto surgem novas letras e músicas, novos arranjos e sonoridades. Sem grandes artífices musicais, o grupo cria as suas músicas sem no entanto conseguir classificar o seu estilo, isto porque são muitos e diferentes os músicos e autores onde os quatro elementos se inspiram.
Em 2013 surgem as primeiras gravações e os primeiros concertos. E desta forma nascem os Mundopardo».