Massa de berbigão, arroz, papas, rissóis ou berbigão ao natural, confecionados no momento, são algumas das iguarias que podem ser encontradas na 12.ª edição do Festival do Berbigão, que o Polidesportivo da Figueira, na freguesia da Mexilhoeira Grande, Portimão, acolhe a 13 e 14 de setembro.
Um evento em que são esperadas milhares de e onde, além de gastronomia inspirada neste fruto do mar, também se pode contar com música. No primeiro dia, atuam Pedro Miguel Silva e Paulo Ribeiro. No domingo, após a atuação da organista e vocalista Vera Lúcia, haverá música tradicional pelos Amigos da Figueira, seguindo-se o grupo «Generation XXI».
A escolha do berbigão para ser a estrela deste festival deve-se ao facto de «a população local continuar a manter uma forte ligação com a apanha do berbigão na Ria de Alvor, meio de sobrevivência para muitas famílias que dependiam dessa atividade».
O certame vai decorrer entre as 19 e a 1 hora e o preço do bilhete mantém-se nos 3 euros, com direito a um pires de berbigão . A organização é da Sociedade Recreativa Figueirense, com os apoios da Câmara Municipal de Portimão, Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande.