Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O navio hidro-oceanográfico NRP D. Carlos I, que está desde o início da semana passada no sul do país, permitiu o fundeamento de uma boia multiparamétrica do Instituto Hidrográfico (IH), a cerca de 40 milhas náuticas ao largo de Faro.

Esta plataforma de observação, com transmissão de dados em tempo real, alberga um conjunto de sensores que medem a agitação marítima, o vento (e outros parâmetros meteorológicos), a temperatura da água e a corrente (a várias profundidades, desde os 7 metros até um máximo de 100 metros de profundidade).

Também se encontra equipada com um sensor de alerta para a presença de hidrocarbonetos à superfície do mar (resultantes, por exemplo, de um derrame) e com um correntómetro colocado aos 1200 metros de profundidade, para deteção da veia de água mediterrânica.

A boia multiparamétrica agora fundeada passará a fazer parte da rede MONIZEE, o sistema integrado de monitorização em tempo real e de previsão operacional da ZEE Portuguesa, gerido pelo IH.

Os seus dados serão disponibilizados no portal do IH em http://www.hidrografico.pt/boias-ondografo.php, durante esta semana.

sulinformacao

Também poderá gostar

Órgãos Antigos a Sul José Carlos Araújo

Ciclo “Órgãos Antigos a Sul” leva música barroca francesa à Igreja do Carmo

O ciclo “Órgãos Antigos a Sul” vai ter mais uma sessão no sábado, dia

Sul Informação

Farol da ilha da Culatra é «um monumento vivo» e quer que toda a gente o saiba

Os 220 degraus que é necessário vencer para chegar ao cimo do Farol do

Sul Informação

Montenegro pede legislação ao Governo para limitar estacionamento de transferes

Steven Sousa Piedade, presidente da Junta de Freguesia de Montenegro, quer que o Governo