O estado do tempo em Portugal irá continuar a ser influenciado por uma região depressionária centrada a oeste do território até sexta-feira, dia 13 de maio.
Assim, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, em especial, até quinta-feira.
Para amanhã, continuará a situação de instabilidade e consequente possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada um pouco por todo o Continente, e até com possibilidades (segundo o IPMA), de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela. O mar continuará com ondulação até aos 3 metros de Sueste.
Na quarta-feira será idêntico, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada um pouco por todo o Continente e de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
A partir de sexta-feira, o IPMA prevê um ligeiro desagravamento do estado do tempo, com
diminuição da intensidade da precipitação, embora seja ainda relativamente frequente nas regiões Norte e Centro.
O vento irá soprar do quadrante sul moderado, por vezes forte no litoral e nas terras altas, com rajadas até 60 e 70 km/h respetivamente.
Na generalidade do território, as temperaturas mínimas deverão variar entre 8 e 12ºC, sendo ligeiramente inferiores nas regiões do interior Norte e Centro, e ligeiramente superiores na costa sul do Algarve.
Os valores da temperatura máxima, deverão variar aproximadamente entre 15 e 19ºC, excetuando as regiões do interior Norte e Centro, onde serão ligeiramente inferiores.
Para o fim-de-semana prevê-se uma melhoria gradual com uma pequena subida da temperatura máxima.