A Brigada Víctor Jara vai atuar no Teatro Mascarenhas Gregório no dia 24 de abril, às 21h30. Este espetáculo, de entrada livre, estará integrado nas comemorações dos 42 anos do 25 de Abril que serão promovidas pela Câmara de Silves.
A banda convidada surgiu em Coimbra logo após a Revolução dos Cravos (fez 40 anos em 2015), com uma sonoridade profundamente ligada à música popular e a música de intervenção com raízes tradicionais.
«No início de carreira este grupo reproduzia cantigas portuguesas e estrangeiras de cariz revolucionário com que participavam nas campanhas de dinamização cultural do MFA. Ao longo dos anos, os membros da Brigada recolheram músicas de todas as regiões portuguesas e os seus concertos refletem esta diversidade com canções mais ritmadas do norte, belas harmonias do Alentejo e até influências do estrangeiro trazidas por emigrantes de lugares tão contrastantes como o Norte de África e a Escócia», descreveu a Câmara de Silves.
Atualmente contam com 10 trabalhos discográficos e uma edição especial comemorativa intitulada “Ó brigada!” composta por dez discos e um livro com testemunhos com o intuito de partilhar com o público as suas experiências, assim como a sua opinião sobre a importância que a banda teve na divulgação da música de cariz tradicional e popular.