Depois de ter sido palco do arranque da época de estrada, a região algarvia continua na rota do melhor ciclismo nacional, desta feita na vertente de BTT. No domingo, 26 de Fevereiro, arranca em Silves a Taça de Portugal de XCO Marietel e começa em São Brás de Alportel a Taça de Portugal de DHI Vodafone.
A busca de pontos que permitam o apuramento para os Jogos Olímpicos de Londres é a meta do corredores lusos de cross country (XCO). O arranque da época tem sido auspicioso com bons resultados obtidos na Turquia e na primeira corrida da temporada nacional, em Rans, Penafiel, no último domingo.
Espera-se que a ambição continue a nortear o desempenho dos ciclistas lusos que no domingo vão enfrentar excelentes valores internacionais na pista instalada na Ribeira de Enxerim, Silves, local escolhido para a primeira competição pontuável para a Taça de Portugal de XCO Marietel.
As corridas iniciam-se às 10h00, embora a prova-rainha, aquela em que participam os corredores de elite, esteja marcada apenas para as 14h45.
A disciplina mais radical do BTT, o downhill (DHI), também acelera a todo o gás a partir de domingo, data do arranque da Taça de Portugal de DHI Vodafone.
A Pista do Arimbo, São Brás de Alportel, está preparada para receber os melhores pilotos nacionais e alguns valores forasteiros que irão valorizar a qualidade da lista de participantes.
Os treinos e as descidas mais temerárias podem ser vistos desde sábado, mas é no dia seguinte, a partir das 11h00, que a competição propriamente dita vai ficar em ponto de ebulição com o tiro de partida para a primeira manga.
Mais provas pelo país
Os campeonatos e taças regionais também começam a ganhar forma. Na Madeira corre-se, no domingo, a primeira das quatro provas pontuáveis para o Campeonato da Madeira de XCO. A competição vai realizar-se no sítio das Funduras, Machico, a partir das 10h30.
Na mesma data, inicia-se o Campeonato Regional de Santarém de Maratonas BTT. A primeira corrida pontuável para o troféu é a V Maratona BTT Cidade do Cartaxo que se divide em dois percursos, um de 40 e outro de 80 quilómetros. A partida será dada às 10h00.
As Escolas de Ciclismo, base de sustentação da modalidade, abrem a época com os testes e medições. Os testes às crianças do Algarve vão realizar-se a partir das 10h00 do próximo sábado, na pista de ciclismo Bexiga Peres, Loulé.
O ciclismo de lazer revela igualmente grande pedalada. A freguesia de Santo da Serra, na Madeira, vai assistir, no sábado, a um passeio de cicloturismo com um percurso de baixo nível de dificuldade, de modo a permitir a participação de todos os interessados, independentemente do nível físico de cada um. A concentração, no Parque de Santo da Serra, está marcada para as 10h15.