O BTT Loulé/BPI venceu a Taça de Portugal de Maratonas BTT Sport Zone, após a sétima e última prova pontuável, a Maratona do Festival Bike, disputada em Santarém.
Um atleta do clube louletano sagrou-se também campeão nacional na sua categoria: o master 50 Adelino Cruz (BTT Loulé/BPI).
Quanto a Celina Carpinteiro, que andou algum tempo no comando da geral absoluta e de elite, acabou por sagrar-se vice-campeã, cedendo o lugar mais alto do pódio a Tânia Neves. Esta atleta do Galitos/Teka/Madeivouga alcançou, em Santarém, a terceira vitória consecutiva em provas da Taça, o que lhe permitiu suplantar Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI) na geral absoluta e de elite.
A segunda classificada na corrida deste sábado foi Vanessa Fernandes (Escola BTT de Almeirim), a 1m51s, e a terceira a estoniana Maaris Meier (Saertex Portugal/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas), a 4m49s.
Nos homens, David Vaz (Saertex Portugal/Edaetech/Bicicletas Lavarinas) foi o vencedor da Taça de Portugal de Maratonas BTT Sport Zone, não tendo sequer tido necessidade de pontuar, numa prova ganha por Nuno Inácio (Haibike/Soniturismo/Bike World).
A corrida de encerramento da época, fortemente endurecida pelo terreno lamacento, assistiu a um domínio claro de Nuno Inácio entre os homens, já que este corredor ganhou com 4m31s de vantagem sobre o segundo classificado, Davide Machado (BTT Seia), e com 8m16s à melhor sobre o terceiro, Rui Torpes. Sem influência na geral absoluta, este resultado confirmou Nuno Inácio como vencedor da Taça em masters 30.
Os restantes vencedores da Taça de Portugal Sport Zone foram o master 40 José Rosa (Ser e Parecer Team), o master 50 Adelino Cruz (BTT Loulé/BPI), a master Juliana Lopes (BTT Seia) e, por equipas, o BTT Loulé/BPI.
A Maratona do Festival Bike Liberty Seguros permitiu também encontrar os vencedores da Taça de Portugal Sport Zone de Paraciclismo.
Fábio Inácio (Saertex Portugal/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas), que hoje foi pela primeira vez batido por outro concorrente, Ricardo Gomes (Castro Mozinho/Martos/Bfour/HRV), sagrou-se vencedor do troféu entre os atletas com deficiência auditiva.
O melhor corredor com deficiência motora em Santarém foi Pedro Garcia (CSRD Ota/Carb Boom/Anipura), que também conquistou a Taça de Portugal na sua classe.