O sinal de televisão analógico tem vindo a ser desligado em várias zonas do país, passando a dar lugar à televisão digital terrestre. O processo de migração tecnológica para este moderno serviço ficará concluído em 2012, com a cobertura de todo o território nacional.
Num contexto mundial de migração tecnológica para a televisão digital terrestre (TDT) e em prol de possibilitar mais e melhores serviços audiovisuais e de comunicações eletrónicas, Portugal está obrigado a proceder ao corte do sinal de televisão analógico terrestre, passando os serviços de televisão em “sinal aberto” a serem assegurados pela TDT.
O processo de migração para a TDT está em curso e ficará concluído em 2012. Até agora, o sinal analógico de televisão foi desligado com sucesso em três zonas piloto definidas- Alenquer, Cacém e Nazaré.
A TDT permite uma melhoria da qualidade do som e da imagem, bem como novas funcionalidades. Na generalidade, os televisores que estão à venda no mercado já se encontram preparados para receber a TDT, pelo que quem tiver um destes aparelhos apenas terá que lhe ligar o cabo de antena e passará a receber televisão digital (exceção feita para uma minoria de casos em que será necessário reorientar as antenas existentes).
Quem possui um televisor convencional terá que comprar um descodificador e ligá-lo ao seu televisor, podendo assim continuar a utilizá-lo, sem necessidade de adquirir um novo.
A ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações -tem realizado diversas campanhas informativas, e vai continuar a fazer uma distribuição porta-a-porta a nível nacional do guia TDT e a colocar folhetos nos balcões da Caixa Geral de Depósitos e nas estações de CTT. A ANACOM dispõe ainda de um conjunto de informação sobre o processo de migração para a TDT, a que se pode aceder através do site www.anacom.pt
As famílias mais carenciadas podem recorrer a um programa de subsidiação destinado à compra dos descodificadores (e kits satélite). Trata-se de uma medida que vem ajudar os titulares do rendimento social de inserção, reformados e pensionistas com rendimento inferior a 500 euros mensais, e portadores de um grau de deficiência igual ou superior a 60%. O subsídio corresponde a 50% do valor do equipamento com o limite de 22 euros.
Mais informações ou esclarecimentos em www.tdt.telecom.pt ou através do número nacional de atendimento permanente para a TDT – 800 200 838.
Os munícipes de Albufeira podem esclarecer as suas dúvidas através do CIAC Centro Informação Autárquico ao Consumidor, localizado no edifício da Câmara Municipal e com os contatos 289 599 520/1/67 ou ciac.gam@cm-albufeira.pt .