A Câmara Municipal de Albufeira entregou, no passado dia 7, onze parcelas de terreno no âmbito do projeto “Terra Produtiva” e do Programa “Hortas Comunitárias” da Guia”, localizadas na área exterior do Lar da Terceira Idade Nossa Senhora da Visitação.
A assinatura do acordo de utilização dos talhões e a entrega da chave de acesso ao espaço da horta contou com a presença do presidente do Município Carlos Silva e Sousa, e do presidente da Junta de Freguesia da Guia, Joaquim Vieira.
O terreno onde foram criadas as hortas comunitárias foi cedido à autarquia de Albufeira pela Fundação António Silva Leal, ao abrigo de um acordo que estabelece as condições de utilização pelos candidatos, que foram selecionados em função da ordem de inscrição e da proximidade de residência ao local de cultivo, entre outros aspetos.
O objetivo passou por criar áreas de horticultura com manutenção participada, no sentido de fomentar o espírito comunitário e a apropriação qualificada do espaço público, proporcionando a alguns munícipes a oportunidade de complementarem o orçamento familiar com o cultivo de produtos agrícolas.
No regulamento, os beneficiários das hortas comunitárias têm reconhecidos vários direitos, designadamente a utilização de um talhão com 40 metros quadrados, o uso comum de recursos, espaços e materiais para a prática da atividade agrícola (abrigos de ferramentas, instalações sanitárias e pontos de água).
Por outro lado, como um dos objetivos é fomentar a prática de agricultura biológica, livre de químicos, foi-lhes facultada a possibilidade de adquirirem conhecimentos nesta matéria, de modo a perceberem os fundamentos, os princípios e as técnicas que aí se praticam.
As formações em Agricultura Biológica, Aplicação de Produtos Fitossanitários, Apicultura e Ervas Aromáticas foram realizadas em colaboração com a Associação In Loco.
“Quero agradecer a colaboração de todos os serviços da autarquia envolvidos neste projeto, aos munícipes envolvidos, assim como das entidades parceiras, que ajudaram a criar estas hortas, onde a comunidade pode cultivar os seus próprios alimentos e aqui encontrar um espaço de convívio e de lazer”, referiu Carlos Silva e Sousa, que firmou um acordo de utilização com o horticultor de cada talhão.
Este é o primeiro projeto de Hortas Comunitárias do concelho de Albufeira e serve os munícipes da freguesia da Guia.
É, no entanto, intenção da autarquia alargar o projeto a todas as freguesias, com o intuito de promover o aproveitamento eficiente dos terrenos municipais e, simultaneamente, proporcionar a prática de atividades ao ar livre, convívio e ocupação dos tempos livres.
A freguesia de Albufeira deve ser a próxima a acolher o programa “Hortas Acessíveis e Táteis”. Serão Hortas com algumas caraterísticas e condições especiais, adequadas a pessoas com mobilidade reduzida ou com limitações visuais.