Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A primeira reunião pública do ano da Câmara Municipal de Albufeira decorreu na passada terça-feira, dia 15 de janeiro, na Junta de Freguesia de Olhos de Água. É a primeira vez que a autarquia agora presidida por José Carlos Rolo realiza a reunião pública do Executivo na sede de uma Junta de Freguesia.

A medida que surge na sequência de uma proposta do presidente da autarquia, aprovada em reunião do Executivo no dia 18 de dezembro, é extensiva às quatro Juntas de Freguesia que estão fora da sede do concelho.

A próxima reunião está marcada para a Junta de Freguesia da Guia, no dia 5 de fevereiro, seguindo-se Ferreiras, a 5 de Março, enquanto Paderne acolhe a última reunião pública, no dia 2 de abril.

A descentralização da gestão municipal, no sentido de estar mais perto das pessoas, é uma das grandes preocupações de José Carlos Rolo, que sublinha que “esta medida reflete uma preocupação pessoal, partilhada pelos restantes elementos do meu Executivo com vista a promover uma maior aproximação entre o poder político e os cidadãos, fomentando a participação ativa de todos, sobretudo dos munícipes que estão mais distantes do centro urbano do Concelho”.

Na opinião do autarca, trata-se de uma medida de proximidade que visa envolver a população na resolução dos problemas locais e possibilita aos responsáveis políticos ouvir as suas dúvidas e prestar os esclarecimentos necessários à sua melhor resolução.

Por outro lado, “irá evitar que a população com mais fracos recursos ou de idade avançada tenha que se deslocar a Albufeira”.

O presidente da Câmara refere ainda “que é muito importante reconhecer e enaltecer o trabalho feito pelas freguesias”.

Como exemplos, destaca a aprovação de dois projetos em Olhos de Água, nomeadamente a construção do Caminho da Romana até à Ponte Barão e do Caminho da Rosália até ao Pinheiro, bem como as respetivas infraestruturas de escoamento de águas, pavimentação e sinalização horizontal.

As reuniões públicas do Executivo nas freguesias do Concelho (exceto Albufeira) irão decorrer nos primeiros quatro meses do ano e a considerar pela afluência e participação dos munícipes de Olhos de Água é uma medida que agrada bastante à população de Albufeira.

Segundo a presidente da Junta de Freguesia de Olhos de Água, Indaleta Cabrita, ”é importante que projetos como aqueles que foram apresentados sejam valorizados, até porque resultam de uma racionalização e otimização dos recursos financeiros atualmente disponíveis” . A autarca aproveitou a oportunidade para “enaltecer esta medida de descentralização, reflexo do espírito de cooperação existente entre as Juntas de Freguesia e a Câmara Municipal”.

A próxima reunião pública mensal da Câmara Municipal de Albufeira está marcada para a Junta de Freguesia da Guia, no dia 5 de fevereiro.

sulinformacao

Também poderá gostar

Paderne Medieval 2017 Video Nilton

A «acolhedora aldeia» de Paderne voltou à época medieval

A aldeia de Paderne, em Albufeira, voltou à época medieval entre 29 de Dezembro

Sul Informação

Ministério Público investiga mulher de Albufeira que terá fingido cancro para angariar dinheiro

O Ministério Público investigar as acusações feitas a uma mulher residente em Albufeira, que

Sul Informação

Albufeira lança oficinas terapêuticas para ajudar doentes em fase inicial de demência

A Câmara de Albufeira está a promover oficinas terapêuticas dirigidas a adultos em fase