A Câmara Municipal de Alcoutim deliberou esta quinta-feira, em reunião ordinária, atribuir uma comparticipação financeira ao Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve no montante de 5.000 euros, de modo a reforçar o apoio prestado por esta instituição no concelho.
A decisão resultou de um encontro entre representantes do Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve e as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) locais, promovido pelo município de Alcoutim, no sentido de incentivar e apoiar estas instituições a candidatarem-se aos apoios alimentares disponíveis.
O apoio financeiro agora prestado prende-se com a necessidade que o Banco Alimentar tem em garantir toda a logística das campanhas que realiza, uma vez que os alimentos são fruto de doações e os recursos humanos são voluntários.
No município de Alcoutim, o Banco Alimentar Contra a Fome abastece quinzenalmente as IPSS com largas dezenas de cabazes de produtos alimentares para atribuição a famílias carenciadas.
O objetivo do Banco Alimentar é lutar contra o desperdício, recuperando excedentes alimentares, para os entregar gratuitamente às pessoas com carências alimentares, mobilizando pessoas e empresas que, a título voluntário, se associam a esta causa.
Além da entrega gratuita de alimentos, os Bancos Alimentares acompanham e partilham a ação das instituições no sentido de lutar contra a exclusão social.