Castro Marim vai lançar um Programa de Combate à Obesidade e criar uma equipa multidisciplinar para ajudar a população do concelho a evitar esta doença, que atinge um terço da população portuguesa.
A iniciativa vai ser formalmente apresentada no dia 14 de Setembro, às 21h00, numa sessão que decorrerá na Biblioteca Municipal de Castro Marim e contará com a presença da médica responsável pela consulta de obesidade do Hospital de Faro Catarina Mendonça.
A promoção da saúde no município foi uma missão que o presidente da Câmara castromarinense, o médico Francisco Amaral, assumiu desde há muito. Além das consultas de cessação tabágica que promove no seu gabinete, apoiado pelo seu chefe de gabinete Dinis Faísca, psicólogo de formação, onde já ajudou centenas de municípes a deixar de fumar, o edil lançou campanhas sobre os perigos do tabagismo e sobre o enfarte do miocárdio, que ainda se mantêm ativas em outdoors e outros suportes espalhados pelo concelho.
A nova guerra da autarquia castromarinense será contra a obsesidade, «uma das doenças mais frequentes, que se presume que afete um terço da população portuguesa, e que contribui para uma elevada taxa de morbi-mortalidade da população em geral», segundo Francisco Amaral.
«O seu combate deveria ser uma prioridade de todos os organismos estatais ligados à saúde, mas, infelizmente, é secundarizado e a resposta e os técnicos são manifestamente insuficientes», acrescentou o edil.
Desta forma, o município de Castro Marim tomou em mãos a tarefa de ajudar a população a ter hábitos de vida mais saudáveis. Para isso conta com uma equipa que junta os técnicos de desporto do município, liderados por Jorge Neves, a nutricionista Joana Faria e a psicóloga Ana Calvinho.