A Câmara de Lagoa aderiu ao programa internacional “Família do Lado 2014”, iniciativa através da qual uma família aceita acolher em sua casa outra que não conheça, constituindo-se pares de famílias – uma imigrante e outra autóctone (ou vice versa) – para a realização de um almoço-convívio, típico da sua cultura, como forma de acolhimento do “outro”.
Este almoço com a “Família do Lado” terá lugar no domingo, 23 de novembro, às 13h00, em todo o território nacional e em todos os países que se associarem à iniciativa, podendo nela participar famílias imigrantes e famílias autóctones que desejem contribuir para o processo de integração dos imigrantes residentes em Portugal.
Trata-se de uma iniciativa – projeto transnacional criado na República Checa em 2004, com base no conceito de “Bairros Inclusivos” – que visa contribuir para a integração mais efetiva dos imigrantes em Portugal, neste caso em Lagoa, reforçando as relações sociais e promovendo a diversidade cultural existente no nosso país.
Em Portugal, a iniciativa conta com o apoio do Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros e é dinamizada pelo Alto Comissariado para as Migrações, em parceria com a Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes, autarquias e organizações da sociedade civil de todo o país.
Em Lagoa, os interessados neste tipo de acolhimento – como Famílias Anfitriãs ou Visitantes ou, ainda, como Assistentes – poderão consultar o Website da Câmara Municipal de Lagoa – http://www.cm-lagoa.pt – ou consultar www.acm.gov.pt e Facebook ACMigrações .