Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A fúria do mar causou importantes prejuízos no litoral de Lagoa, com Carvoeiro e Ferragudo a serem as zonas mais castigadas, salienta a Câmara Municipal de Lagoa em nota de imprensa.

A autarquia recorda que ontem, dia 6 de janeiro, «ondas gigantes» invadiram as praias do litoral do concelho de Lagoa, «sacudindo e destruindo, com inaudita violência, as zonas baixas e de comércio das vilas de Carvoeiro – onde causaram muitos prejuízos – e Ferragudo, invadindo espaços públicos de circulação pedonal e rodoviária», como o Sul Informação foi dando conta.

«Esta zanga do mar com os humanos provocou danos na praia do Pintadinho, chegando até ao parque de estacionamento, na Praia dos Caneiros, onde a violência das ondas acrescentou cerca de 1,5m de altura de areia, na Praia Grande, onde as constantes investidas e recuos das ondas chuparam as areias e deixaram detritos por tudo quanto é sítio, chegando às passadeiras de madeira, o mesmo tendo acontecido com maior ou menor gravidade nas praias de Benagil, Vale de Centeanes, Algar Seco, Carvalho e Molhe – algumas, entre outras – danificando estruturas e apoios de praia, nomeadamente na área da restauração», acrescenta.

Os prejuízos materiais estão ainda por contabilizar, mas «presumem-se muitíssimo avultados».

Na Praia do Molhe, o restaurante ficou totalmente destruído, sendo «a atividade de uma vida» que ficou «destruída pela fúria da tempestade».

No Carvoeiro, as águas entraram praia dentro, invadiram os espaços pedonais e rodoviários, danificaram gravemente restaurantes e outros apoios de praia e «causaram graves prejuízos nas instalações do Agrupamento de Escutas 1131 S. Vicente, que ficaram seriamente danificadas».

O presidente da Câmara Francisco Martins, acompanhado pelos autarcas locais e pela sua vereação, já se inteirou da situação, «prometendo que a Autarquia tudo fará para minimizar os prejuízos».

Para começar, determinou, de imediato, a atuação de máquinas e pessoal do município para se proceder à remoção de entulhos, detritos e limpeza da via pública.

sulinformacao

Também poderá gostar

banho de mar ferragudo (4)

310 pessoas foram “ao banho” em Ferragudo

310 pessoas, um «número recorde», participaram, esta segunda-feira, 1 de Janeiro, no XII Banho

Sul Informação

Autoridade Marítima põe mais “olhos” na costa algarvia para aumentar segurança

Não foi preciso equipamento especial nem de última geração, nem sequer um investimento avultado,

Sul Informação

“Habemus” rotundas novas na EN125 em Lagoa!

As duas novas rotundas na EN125, em Lagoa, estão finalmente prontas e com trânsito