Uma sessão de apresentação do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU) 2020 realiza-se no dia 9 de Fevereiro, a partir das 10h30, no Auditório do Edifício Paços do Concelho século XXI, em Lagos.
A iniciativa é promovida pela Câmara de Lagos, em conjunto com as entidades bancárias selecionadas em concurso público.
O IFRRU 2020 destina-se a apoiar investimentos em reabilitação urbana através de empréstimos em condições mais vantajosas para os promotores face às existentes no mercado, para a reabilitação integral de edifícios, destinados a habitação ou a outras atividades, incidentes nas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) dos vários municípios do país, entre os quais se encontra o Município de Lagos.
As soluções integradas de eficiência energética também podem ser incluídas no financiamento.
Estes empréstimos estão disponíveis para todo o tipo de beneficiários, sejam pessoas singulares ou coletivas, públicas ou privadas.
As candidaturas podem ser apresentadas junto dos bancos parceiros, como o Santander Totta, o Banco Português de Investimento (BPI), o Millennium BCP e o Banco Popular Portugal.
Para as empresas que não disponham de garantia suficiente, o IFRRU 2020 disponibiliza ainda, em alternativa, uma garantia através do Sistema Português de Garantia Mútua, sendo a Sociedade Portuguesa de Contragarantia Mútua (SPGM) a entidade responsável pela sua gestão.
O IFRRU 2020 procura disponibilizar meios que permitam revitalizar as cidades, contribuindo «para a criação de habitação, atração de novos residentes para áreas urbanas e a criação de emprego, estimulando a atividade económica, instrumento essencial para a concretização das estratégias de reabilitação urbana preconizadas e implementadas pelo Município de Lagos», diz a Câmara Municipal.
Programa da iniciativa:
10h30 – Receção dos participantes
10h45 – Sessão de abertura – Hugo Pereira, vice-presidente da Câmara Municipal de Lagos
11h00 – Apresentação do IFRRU 2020 – António Leitão e Henrique Graça, CM Lagos
11h30 – Apresentação de questões
11h45 – Sessões de esclarecimento individuais – Entidades bancárias
12h30 – Sessão de encerramento – Maria Joaquina Matos, presidente da Câmara de Lagos