Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

teatroOs grupos de teatro do concelho de Loulé que tenham personalidade jurídica, quer sejam amadores ou profissionais, podem candidatar-se até ao dia 31 de Dezembro de 2015 às Bolsas de Apoio ao Teatro que a autarquia vai conceder no ano de 2016.

Os grupos candidatos deverão apresentar propostas de espetáculos de teatro inéditos, ou seja, que nunca tenham sido apresentados. O valor do apoio é de 25 mil euros, «sendo que 7500 euros são para aquisição de material de som e luz, 3000 euros para aluguer de material de som e luz e 14.500 euros para as produções», segundo a Câmara de Loulé. A todos os apurados será igualmente atribuído um subsídio para despesas tidas com alimentação e deslocação.

As propostas deverão ser entregues à Divisão de Cultura e Património da Câmara de Loulé, ou enviadas pelo correio para a Divisão de Cultura e Património, Rua Vice-Almirante Cândido dos Reis, nº 36, 8100 Loulé.

Em cada candidatura deverão constar dados técnicos das peças, nomeadamente o título da peça, nome do encenador, sinopse, duração, número de elementos intervenientes e respetivos nomes, entre outros. As regras deste concurso podem ser consultadas, na íntegra, no site da Câmara.

Caso venham a ser apoiados, os grupos de teatro ficam obrigados a fazer três representações, com início no mês de março de 2016, no âmbito do programa do CENÁRIOS – X Mostra de Teatro promovida pela Câmara de Loulé.

«Nas propostas a apresentar, os candidatos deverão ter em conta que as peças de teatro deverão estar adequadas aos mais variados públicos, tendo em consideração a diversidade do Concelho, às dimensões e equipamento técnico dos palcos, ao tempo de duração do espetáculo (máximo 90 minutos), ao tempo de montagem e desmontagem do espetáculo, bem como à utilização da língua portuguesa como idioma dominante no texto da peça», ilustrou a autarquia.

A verba é atribuída mediante a pontuação dada após a análise das propostas por um júri composto por «uma individualidade de reconhecida idoneidade artística» e por dois técnicos da Autarquia. O conteúdo, a criatividade/originalidade, a adequação aos espaços dos espetáculos e público e o currículo do grupo/encenador são os critérios de avaliação para atribuição do apoio.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Há quem não tenha água nem esgotos junto à EN125 e Aleixo diz que a culpa é da concessionária da estrada

Mesmo à beira da EN125, entre a nova rotunda de acesso a Quarteira e

Sul Informação

Candidaturas para quem se quiser “fixar” no Loulé Design Lab estão abertas

As candidaturas para quem se quiser fixar no Loulé Design Lab, no Convento Espírito

Sul Informação

“Salir do Tempo” levou milhares de pessoas a reviver passado histórico da vila

O evento “Salir do Tempo” levou, de 21 a 23 de Julho, «milhares de