Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Lagarta do Pinheiro3

A Câmara de Portimão está a combater a lagarta do pinheiro “processionária” com a injeção de um inseticida em todos os pinheiros localizados nas escolas de Portimão. 

As escolas em causa são o Jardim de Infância das Quatro Estradas, o Agrupamento de Escola das Vendas, Escola Básica Coca Maravilhas, Escola Básica Chão das Donas, Escola Básica Major David Neto, Jardim de Infância Portimão nº4 do Fojo e o Centro Escolar do Pontal.

Esta operação tem como objetivo «prevenir e controlar o desenvolvimento da Thaumetophoea pityocampa», diz a Câmara de Portimão.

A técnica a utilizar é nova, menos agressiva, sendo que, por precaução, todas as árvores foram envolvidas em papel celofane. Esta técnica foi «implementada este ano por técnicos e funcionários da autarquia que se encontram certificados pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária», informa a autarquia portimonense.

A Lagarta do Pinheiro é um inseto desfolhador que ataca pinheiros e cedros. Embora não cause a morte das árvores, os seus sucessivos ataques e desfolhas muito severas levam ao enfraquecimento e à sua predisposição a outros agentes secundários, podendo levar à morte da árvore.

A Lagarta, a partir do 3º estádio, no Inverno, possui pêlos urticantes que causam alergias na pele, olhos e aparelho respiratório. Dependendo da sensibilidade de cada pessoa, estes sintomas poderão manifestar-se na forma de urticária, irritações nos olhos e dificuldade em respirar.

 

Veja aqui mais fotos:

sulinformacao

Também poderá gostar

Janeiras em Portimão

Portimão vai cantar as Janeiras e não faltará bolo rei e jeropiga

As Janeiras vão soar na alameda da Praça da República, em Portimão, no sábado,

Sul Informação

Ministra só decide sobre o futuro dos Portos do Algarve depois das Autárquicas

A ministra do Mar garantiu esta quarta-feira, dia 26 de Julho, que não haverá

Sul Informação

Segurança nos portos de Portimão, Lagos e Sagres e necessidades dos ilhéus motivam obras

Intervenções «a pensar na segurança» nos Portos de Pesca de Portimão, Lagos e Sagres