Uma equipa constituída por técnicos do município de Portimão vai dar início ao levantamento e caracterização dos edifícios situados na Área de Regeneração Urbana (ARU), no centro histórico da cidade, anunciou hoje a autarquia.
Por isso, será solicitada a colaboração de munícipes residentes ou proprietários das habitações localizadas nessa área, para o preenchimento de uma ficha de caracterização do edificado de cada habitação.
A autarquia acrescenta que «os técnicos municipais responsáveis por este trabalho estarão devidamente identificados e credenciados para o efeito, podendo e devendo identificarem-se aos munícipes que futuramente serão contactados».
Esta fase do trabalho deverá decorrer durante o primeiro semestre de 2015.
A área delimitada da ARU-centro histórico «tem sofrido, ao longo dos tempos, um acentuado decréscimo populacional, verificando-se o abandono e estado de degradação do edificado», sublinha a Câmara que afirma pretender, «através de uma operação de reabilitação urbana inverter este ciclo e implementar uma estratégia de requalificação e revitalização do centro antigo de Portimão».
Para tal, foi delimitada a ARU–centro histórico e definida uma estratégia de operação de reabilitação urbana simples, dirigindo-se à reabilitação do edificado, num quadro articulado de coordenação e apoio da respetiva execução.
Foram ainda aprovados apoios e incentivos fiscais, bem como isenções e reduções de taxas para obras de reabilitação de edifícios.
Os munícipes que queiram mais informações devem contactar: telefone 282470831 ou geral@cm-portimao.pt.
Benefícios com a criação da ARU-centro histórico de Portimão: