Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Fortaleza de Sagres PeqA Câmara de Vila do Bispo disponibilizou, no seu site, um folheto sobre a rota Omíada, um percurso de turismo cultural transfronteiriço que tem Sagres e o património ali existente como um dos seus principais pontos de interesse.

A Rota Omíada passa por sete países da orla mediterrânica – Itália, Tunísia, Egito, Jordânia, Líbano, Espanha (Andaluzia) e Portugal (Algarve) – celebrando uma herança patrimonial e cultural islâmica comum a todos eles.
Sagres, no concelho de Vila do Bispo, é uma das 14 localidades dos 11 municípios que integram esta rota na região algarvia (Al-Gharb).

«Sagres constitui um ponto incontornável neste roteiro omíada. Essa foi a razão pela qual o Município de Vila do Bispo se associou ao projeto Umayyad no seu arranque algarvio. No Promontório Sagrado, mais precisamente no Cabo de São Vicente, terá sido erigida a mítica Kaniçat al-Ghurab, ou seja, a ermida do Corvo descrita pelo geógrafo árabe Al-Idrisi no século XII. Durante o período omíada e segundo as fontes escritas, este santuário constituiu um dos principais locais de partilhada devoção e peregrinação moçárabe e muçulmana da Península Ibérica», descreveu a Câmara de Vila do Bispo, numa nota de imprensa.

A rota Omíada permite, a quem a percorre, desfrutar «da grande diversidade paisagística de um território que integra três áreas geomorfológicas distintas: serra, barrocal e litoral, podendo apreciar áreas de reservas, parques naturais e paisagem protegida, bem como inúmeros sítios classificados que surpreenderão os amantes da natureza».

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Festival de Observação de Aves de Sagres recebe Menção de Mérito em concurso nacional

O Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres recebeu uma

Sul Informação

Desidério Silva diz que «é preciso fazer alguma coisa imediatamente» para parar violência na Oura

Os desacatos que têm sido noticiados nos últimos dias, na Oura, em Albufeira, são

Sul Informação

Polícia Marítima de Lagos inspeciona 10 escolas de surf

O Comando-local da Polícia Marítima de Lagos realizou, no dia 21 de Junho, uma