A Câmara de Vila do Bispo conquistou o 2º lugar no ranking «Participação Pública», relativo ao Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais Portuguesas, que mede os mecanismos de participação que as Câmaras Municipais dão ao munícipe na Internet.
O evento de apresentação destes resultados e a entrega dos respetivos troféus decorreu, anteontem, no dia 17 de Outubro, no Auditório da Microsoft, em que esteve presente Adelino Soares, o presidente da Câmara de Vila do Bispo.
Estes dados são o resultado de um estudo elaborado pelo (Gávea) – Laboratório de Estudo e Desenvolvimento da Sociedade de Informação da Universidade do Minho e tem como objetivo «avaliar a presença na Internet das câmaras municipais portuguesas e assim retratar o estado da modernização Web das câmaras municipais e do nível da sua relação eletrónica com os munícipes», diz a Câmara de Vila do Bispo.
Para o estudo agora divulgado foram analisados, durante o ano de 2014, os sítios Web em função de quatro grandes critérios: os conteúdos, o tipo e atualização, a acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização dos sítios Web, serviços online; e, por último, a participação.
Já o ranking em que Vila do Bispo ficou em segundo lugar é analisado com base na avaliação efetuada de seis indicadores: «canais de contacto direto para esclarecimento de dúvidas e envio de comentários e sugestões», «espaços Web1.0 criados para discussão e auscultação de opinião, presença nas redes sociais», «contexto específico de participação – Participação de ocorrências», «contexto específico de participação – Orçamento participativo» e «contexto específico de participação – Processo de revisão do PDM».
Para Adelino Soares, «este resultado é um motivo de orgulho para o município e mostra que Vila do Bispo está no caminho certo na forma como comunica com a população através da Internet».
Veja mais fotos: