A Câmara Municipal de Beja reajustou o valor das rendas mensais atribuídas às atuais frações das Hortas Urbanas, tendo aprovado, a 23 de Janeiro, em reunião de Câmara, a alteração do valor da renda mensal, de 10 para 5 euros, com efeitos práticos a partir deste mês de fevereiro.
A autarquia explica que esta redução temn a ver com o facto de «uma das componentes sociais do projeto Hortas Urbanas de Beja» ser «contribuir para o reforço da segurança alimentar da população».
O executivo municipal prossegue a requalificação deste espaço e está neste momento a finalizar o processo de aquisição de duas unidades sanitárias unissexo para instalação no atual espaço das hortas urbanas. De igual forma irá ser colocado o painel informativo geral.
A Câmara de Beja tem também vindo a apostar formação em “Agricultura em modo de produção biológica”, tendo realizado a 29 de Janeiro a primeira de quatro sessões de formação.
As sessões resultam de uma parceria entre a Câmara Municipal de Beja e o Instituto Politécnico de Beja – Escola Superior Agrária.
Na primeira sessão, nas instalações do centro hortofrutícola do IPB, participaram já 10 hortelãos. Foram ministrados conteúdos teóricos e práticos, com períodos de aproximadamente quatro horas e até ao final do mês, todas as terças feiras, haverá novas sessões.
A Câmara Municipal de Beja, em parceria com a EMAS, está neste momento a trabalhar na preparação do espaço (SETOR B) com vista à inauguração da segunda fase do projeto Hortas Urbanas de Beja, que se prevê vir a acontecer no início do segundo trimestre deste ano.
A segunda fase (setor B), tem uma área de 6616 m2 (0,6616 ha), na qual se projetam 09 hortas (H01 – H09), as quais permitirão instalar no interior 76 frações (individuais), com dimensões que variam entre 83.0 m2 e 34.9 m2.
Estão neste momento abertas as inscrições para a segunda fase. Os interessados poderão inscrever-se diretamente no gabinete de planeamento e desenvolvimento ou através do email hortas.urbanas@cm-beja.pt.
A autarquia acrescenta que «começa a surgir interesse de alargar este projeto também às freguesias rurais, o que motivou a reunião os técnicos do Gabinete de Planeamento e Desenvolvimento com representantes da Junta de Freguesia de Baleizão, no local onde atualmente está instalada a 1.ª Fase das Hortas Urbanas de Beja».
Nesta reunião, foram trocadas impressões sobre a importância e dinâmica do projeto. Sendo intenção da Junta de Freguesia de Baleizão avançar com um projeto semelhante, o executivo municipal apoiará a iniciativa, através da cedência via protocolo do espaço Horta da Cerca bem como através de todo o apoio técnico necessário para o efeito.