Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

As Câmaras do Algarve vão formar uma frente comum para negociar com os sindicatos e adotar o regime das 35 horas semanais. A decisão foi tomada por unanimidade na reunião do Conselho Intermunicipal da AMAL, que junta os 16 presidentes de Câmara algarvios.

O Governo lançou em setembro passado o diploma que aumenta o horário da função pública de 35 para 40 horas semanais, mas as autarquias algarvias pretendem aproveitar o regime de exceção previsto na lei, que determina a possibilidade de manter as 35 horas, quando houver negociação com as forças sindicais.

«Todas as Câmaras [da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve] acham que devemos manter o atual regime das 35 horas. Por isso, decidimos negociar em conjunto com os sindicatos, para que possamos todos ter o mesmo regime horário», revelou o presidente da AMAL Jorge Botelho, à margem da reunião de segunda-feira.

Também a submissão do pedido ao Governo, outro passo necessário para adotar um regime de 35 horas semanais, vai ser conjunta, o que irá permitir que haja uma deliberação mais célere da parte do secretário de Estado.

«Já havia algumas Câmaras algarvias que estavam a avançar com este processo, mas vão aguardar um pouco para que se faça em conjunto», revelou, ainda Jorge Botelho.

O presidente da AMAL salientou a unanimidade em torno desta matéria, já que considera que o consenso total entre os autarcas é fundamental para o poder de negociação do Algarve, não apenas nesta matéria, «mas também no que toca às políticas de saúde», o tema quente que foi abordado na mesma reunião do Conselho Intermunicipal da AMAL.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Algarve com (muito) menos britânicos, mas com mais alemães em Julho

Vieram (muito) menos britânicos para o Algarve em Julho de 2017 que no mesmo

Sul Informação

PCP apresentou 16 projetos de resolução sobre o Algarve na AR desde Outubro de 2015

O Grupo Parlamentar do PCP apresentou, desde o início da atual legislatura, 16 projetos

Sul Informação

Ministra só decide sobre o futuro dos Portos do Algarve depois das Autárquicas

A ministra do Mar garantiu esta quarta-feira, dia 26 de Julho, que não haverá