O Núcleo de Educação da Criança Inadaptada (NECI), sediado em Lagos, estabeleceu uma parceria com a empresa local Termoluz cujo objetivo é a angariação de fundos para aquela associação de solidariedade social. A autarquia apoia esta campanha.
Esta instituição espera reunir novos apoios que lhe permita dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido junto da comunidade, potenciando a sua ação na promoção da educação, reabilitação, formação, integração e no desenvolvimento das crianças inadaptadas e de pessoas portadoras de deficiência, garantindo ao mesmo tempo um importante apoio para a construção do seu Lar Residencial.
No âmbito desta parceria, e para além da componente solidária do projeto, todos os pais dos clientes, funcionários, sócios da NECI e comunidade em geral, podem beneficiar de descontos imediatos na aquisição de gás.
Para conhecer como funciona, as vantagens e todas as condições de adesão, os interessados podem consultar o site da NECI em www.neci.pt.
O Núcleo de Educação da Criança Inadaptada, que completou 21 anos de funcionamento em Janeiro deste ano, tendo a designação de IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social, efetua o acompanhamento de jovens e adultos com deficiência mental grave, oriundos dos concelho de Lagos e do barlavento algarvio, nomeadamente de Vila do Bispo, Aljezur e Portimão.
No Dia do Município de Lagos, assinalado a 27 de outubro de 2011, decorreu o lançamento da 1ª Pedra do Lar Residencial para Pessoas com Capacidades Reduzidas. A cerimónia teve lugar no terreno que se encontra localizado exatamente à frente das instalações da NECI, nos Montinhos da Luz, e cedido pela Câmara Municipal de Lagos para esse efeito.
A construção deste equipamento destina-se a acolher vinte e quatro utentes, dentro das melhores condições de habitabilidade, jovens e/ou adultos com qualquer tipo ou grau de deficiência, com idade igual ou superior a 16 anos, impedidos temporária ou definitivamente de residir no seu meio familiar.