A candidatura da Dieta Mediterrânica, que engloba Tavira, a Património Cultural Imaterial da UNESCO é uma das 31 manifestações culturais de todo o mundo que será discutida e votada em Baku, capital do Azerbeijão, entre 2 e 8 de Dezembro.
A inscrição da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade é uma candidatura apresentada por sete Estados e respetivas comunidades representativas: Croacia/Hvar e Brac, Chipre/Agros, Espanha/Soria, Grécia/Koroni, Italia/Cilento, Marrocos/Chefchaouen e Portugal/Tavira.
Segundo Jorge Queiroz, coordenador da candidatura de Portugal/Tavira, «o Órgão Subsidiário do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO emitiu esta semana, após a análise das diversas candidaturas, uma recomendação para a inscrição, na 8ª Sessão do CI, que se realizará em Baku, no Azerbaijão, entre 2 e 8 de Dezembro, de 31 manifestações culturais de todo o mundo na Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade».
Entre elas está a candidatura da Dieta Mediterrânica apresentada por sete países, entre os quais se encontra Portugal e a sua comunidade representativa Tavira.