A sazonalidade está na ordem de trabalhos do presidente da Câmara Municipal de Albufeira Carlos Silva e Sousa. O autarca participou, no passado dia 10, numa reunião com empresários da hotelaria, restauração e comerciantes do Concelho com o objetivo de discutir o encerramento de grande parte das casas comerciais durante uma parte significativa do ano.
Segundo nota de imprensa da autarquia, «mais de 50 empresários aceitaram debater o problema e falar da sua experiência, a bem do desenvolvimento económico e social daquela que é conhecida como a capital do turismo».
Na reunião, o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira «assumiu um compromisso firme no sentido de reforçar as condições para que a cidade se mantenha atrativa durante todo o ano. E, para isso, é fundamental manter grande parte da oferta ao nível da animação, do comércio e dos serviços».
Entre as sugestões apontadas no encontro, foi mencionado o «reforço da promoção da marca “Albufeira”, mais animação e eventos fora da época balnear, a adoção de uma política fiscal diferenciada em função da época do ano, ou a criação de uma escala que permita o funcionamento de forma rotativa das diversas casas comerciais».
Para Carlos Silva e Sousa, «a sazonalidade é comum aos destinos em que o produto turístico assenta no Sol e mar, mas ainda assim é fundamental fazer um esforço para que Albufeira mantenha aquilo que a carateriza durante mais meses do ano. E essa capacidade de atrair gente passa também pela animação, por termos zonas comerciais com oferta e com atratividade. Trata-se de um investimento que requer uma estratégia concertada onde todos nos devemos envolver e colaborar».
O autarca sublinhou ainda alguns aspetos que devem ser valorizados, como «a cultura riquíssima, o património histórico, arquitetónico, etnográfico e gastronómico.