Castro Marim aderiu à «Natural.PT», uma marca ligada à Rede Nacional de Áreas Protegidas do Sistema Nacional das Áreas Classificadas lançada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), para que «o concelho possa promover os seus espaços singulares e para que o território veja reconhecida, nacional e internacionalmente, a sua excelência».
Segundo a autarquia castromarinense, «a marca “Natural.PT” pretende-se uma marca de excelência, de qualidade e de confiança, associada a princípios de sustentabilidade, valorização da natureza e recursos endógenos e apoio ao desenvolvimento de base local e regional».
Na prática, a adesão à iniciativa permitirá que operadores que exerçam atividades em áreas protegidas, ou na sua proximidade, se candidatem a usar a «Natural.PT», para valorizar os seus produtos. As candidaturas poderão candidatar-se numa plataforma que será criada para o efeito.
A candidatura será depois avaliada pela Plataforma Local de Operacionalização e Gestão (PLOG), onde a câmara municipal de Castro Marim se faz representar com um técnico destacado para o efeito.
«O Município de Castro Marim considera que esta será uma forma de valorizar as suas áreas protegidas, nomeadamente a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, com cerca de 2140 hectares no concelho e um enorme potencial no âmbito da atividade salineira, aquacultura e birdwatching, entre outras», concluiu a autarquia.