Os cavalos marinhos vão inspirar uma sessão especial dos Contos da Ria, a ter lugar a 24 de Fevereiro na Biblioteca de Olhão, às 21h00, onde não vão faltar fotografias subaquáticas premiadas destes habitantes da Ria Formosa, captadas por Nuno Sá.
A Associação de Pais do Agrupamento de Escolas João da Rosa, que promove a iniciativa em parceria com a Quercus Algarve, aposta em alargar o âmbito deste projeto que visa estimular a leitura e a sensibilização ambiental e ecológica entre as crianças e jovens do concelho, trazendo-o pela primeira vez para fora dos muros da escola.
A associação aproveitou o facto de estar patente na Biblioteca Mariano Gago uma exposição de fotografia subaquática de Nuno Sá, composta, essencialmente, por imagens captadas nos Açores, mas onde os cavalos marinhos da Ria Formosa também têm lugar, para ali realizar a 3ª edição dos Contos da Ria.
«Assim sendo, podemos abordar o conhecimento sobre o cavalo marinho, sua biologia, hábitos e curiosidades e aproveitar a presença desta equipa premiada com fotos de cavalos marinhos para poderem partilhar com os meninos a fantástica vida de um fotógrafo subaquático», ilustrou a APAEJR.
A exposição de fotografia de Nuno Sá chegou a Olhão no seguimento de uma parceria entre a Biblioteca Municipal José Mariano Gago e a Biblioteca Escolar António Macheira do Agrupamento João da Rosa, em parceria com a secretaria Regional de Educação, Ciência e cultura da Região Autónoma dos Açores. Segundo a associação de pais, é devido ao envolvimento da biblioteca do agrupamento, que acolheu as duas primeiras sessões do Contos da Ria, que é possível promover esta edição especial.