Os 60 anos da assinatura do Tratado de Roma, que se assinalaram no dia 25 de Março, foram celebrados na véspera, dia 24, com uma conferência, onde participou o professor Adriano Moreira, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, em Faro.
Ao antigo Ministro do Ultramar, no Estado Novo, juntaram-se, com o mote “Os 60 anos do Tratado de Roma e o futuro da Europa”, Sofia Colares Alves, chefe da representação da Comissão Europeia em Portugal, Francisco Serra, presidente da CCDR, António Branco, reitor da Universidade do Algarve (UAlg), e António Covas, professor na academia algarvia.
No mesmo dia foi, por sua vez, inaugurada a exposição “Europa 60 anos depois. A vida na arte” que reune trabalhos de alunos ao abrigo de programas de mobilidade.
Estas são «obras que revelam o que é viver, estudar e criar, no contexto proporcionado pela adesão à União Europeia», considera a CCDR.
Isto porque são «diferentes olhares perante uma mesma realidade: infância, velhice, identidade, género, empatia, partilha, conectividade, transformação, tempo», acrescenta.
«Olhares de que sobressaem três valores basilares: paz, liberdade e diversidade, comuns à arte e à vida na Europa», conclui.
A exposição, com entrada grátis, está patente ao público desde hoje, dia 27 de Março, até 30 de Abril entre as 10h00 e as 18h00.