O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) do Algarve já lançou «Conversas com Ciência» na loja FNAC de Faro e vai continuar a desafiar a população a participar neste «espaço de diálogo informal», onde será possível trocar ideias com investigadores sobre o trabalho que desenvolvem, em diversas áreas.
A próxima sessão desta rubrica acontece a 10 de Março, e irá ter como tema «A culpa é do mosquito? – Malária, leishmaniose e outras doenças».
As «Conversas com Ciência» começaram com um sessão que levou a assistência «À descoberta de novos medicamentos na natureza», guiados pelos investigadores João Varela (CCMar/MarBiotech) e Wolfgang Link (CBMR – Center for Biomedichal Research). A moderação esteve a cargo do jornalista Hugo Rodrigues, do Sul Informação.
Aqui, foram abordados temas bem diversos, como a produção científica que já se faz, nesta área, no Algarve, nomeadamente a relacionada com o cancro, a transferência de tecnologia na área da investigação biomédica e também questões éticas ligadas à indústria farmacêutica e ao uso de fármacos ainda em experimentação por doentes terminais.
Mas também se falou de ecologia, já que, como ilustrou o CCMar, o objetivo desta iniciativa era mostrar que «o mar é uma fonte de biodiversidade e recursos importante para nós, mas encontra-se ameaçado pela poluição e pesca excessiva».
«Espera-se que com esta abordagem o público aprecie a importância do mar e a enorme necessidade de proteger este ecossistema para benefício da Humanidade», ilustrou o centro de investigação algarvio.