Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

32 organizações de 14 países europeus, entre as quais se conta o Centro de Ciências do Mar (CCMar) da Universidade do Algarve, vão juntar-se para potenciar a investigação em ciências marinhas. O pontapé de saída para o projeto “Assemble Plus” arrancou em Outubro e assenta na partilha de recursos e infraestruturas, para otimizar a pesquisa feita por grupos de investigadores de diferentes países.

O projeto é liderado por membros do European Marine Biological Resource Centre (EMBRC- ERIC), que em Portugal é coordenado pelo CCMar, sediado na Universidade do Algarve, e inclui ainda os centros IMAR, dos Açores, CIIMAR, do Porto, e ACOI, de Coimbra.

«Com o Assemble Plus, Cientistas de toda a Europa – sejam do meio académico, de empresas ou da administração pública – poderão incluir na sua investigação ecossistemas únicos que existem em Portugal, como a Ria Formosa ou o mar profundo dos Açores. Em contrapartida, os cientistas portugueses poderão beneficiar de infraestruturas e recursos que não encontram em Portugal, o que vem potenciar a sua capacidade de investigação», explicou Daniela Fazenda, responsável pela Business Unit do CCMar e gestora do EMBRC em Portugal.

O CCMar reforça a ideia, revelando que «os cientistas e investigadores marinhos terão não só a possibilidade de trabalhar em laboratórios analíticos e instalações experimentais de excelência por toda a Europa, mas também o acesso a uma grande diversidade de ecossistemas marinhos, recursos biológicos únicos, dados históricos e oportunidades de formação avançada».

Financiado pelos fundos do programa europeu Horizonte 2020, o “Assemble Plus” encontra-se em fase de dinamizar as ações definidas na reunião de arranque de projeto, em Outubro de 2017, que contou com 50 participantes, representando 32 organizações e 14 países.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Polícia Marítima fiscaliza captura de cavalos marinhos na Ria Formosa

A Polícia Marítima de Faro e de Olhão e os vigilantes do Parque Natural

Sul Informação

Investigadores perdem bolsas enquanto esperam para ser contratados pela Universidade do Algarve

A lei já existe e 31 de Dezembro é o prazo limite para celebrar

Sul Informação

Investigadora da Universidade do Algarve premiada pela European Association for Cancer Research

Joana Apolónio, investigadora do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da Universidade do Algarve,