Nasceu há 25 anos e já é uma referência a nível nacional e internacional na investigação feita sobre o Mar. As comemorações dos 25 anos do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) começaram a 5 de março, dia de aniversário da estrutura associada à Universidade do Algarve, e vão continuar até final do ano, com iniciativas que se quer que cheguem à comunidade.
O CCMAR montou um programa de iniciativas e eventos que tocarão diversas áreas. Logo no primeiro dia, foi dado a conhecer o resultado do concurso de fotografia e vídeo «Aos Olhos do Mar», um desafio lançado aos colaboradores do centro de investigação, que submeteram à votação imagens associadas ao seu trabalho, algumas delas bem surpreendentes.
«O concurso teve como objetivo dinamizar uma atividade transversal aos membros do CCMAR, que foram chamados a promover e a divulgar histórias, ambientes ou fenómenos científicos, decorrentes da sua atividade», resumiu o CCMAR.
As melhores fotografias submetidas a concurso poderão ser vistas numa exposição que será inaugurada a 16 de Maio, na Biblioteca Central do Campus de Gambelas da UAlg, e segue, a 1 de Junho, para a Biblioteca de Faro.
Do programa de comemoração dos 25 anos do centro fazem parte outras iniciativas, das quais se destacam o lançamento de «Advanced Training Courses», cursos «em áreas estratégicas e com docentes de renome internacional», bem como um ciclo de seminários.
No dia do aniversário do centro, Adelino Canário, um dos mentores do projeto que originou o CCMAR e seu atual presidente da direção, considerou que o nascimento desta estrutura contribuiu muito para «a afirmação da Universidade do Algarve, uma jovem universidade, nas Ciências do Mar em Portugal». Deixou, ainda, uma palavra aos investigadores, pessoal administrativo e técnico: «são os vossos sucessos que fazem o CCMAR».